O Miradouro da Lua é um conjunto de falésias 40 km a sul de Luanda, no município da Samba, em Angola.
O Miradouro da Lua é um ponto turístico de paragem obrigatória para quem se dirige de Luanda à Barra do Cuanza ou às praias do Cabo Ledo.
Este foi o cenário do filme "O Miradouro da Lua" do realizador português Jorge António, a primeira co-produção cinematográfica luso-angolana, rodada em 1993 e que obteve o prémio especial Realização no Festival de Gramado, Brasil.
A longa-metragem, do género ficção, tem a participação de actores e técnicos angolanos e portugueses. Conta a história de um jovem lisboeta que vem a Angola à procura do pai que não conhece, e que no fim do filme, no cenário grandioso do Miradouro da Lua, decide permanecer em Angola.
No entanto, este espelho pode quebrar a qualquer momento. A erosão natural acentuada deste sistema geológico frágil coloca-o em risco de implosão.
Para além da falta de programas de preservação, a pressão turística aumenta ainda mais o risco de desaparecimento definitivo deste lugar. Por isso, quando visitar o Miradouro, tenha cuidado. Preserve-o, deixe-o limpo. Cuide deste nosso pedacinho de Lua.
O Miradouro da Lua tem, por agora, as primeiras infra-estruturas sociais, com destaque a um Posto de Informação Turística, balneários, parqueamento e conta com um observatório equipado com binóculos, com vista a incentivar a pesquisa de aspectos histórico e cultural do local e acomodar os praticantes de turismo paisagístico.