Uma escapadela ao Lobito

Conhecer toda uma província nem sempre é fácil, mas esta semana vamos mostrar alguns destaques do Lobito
Sugerimos uma paragem imperdível para quem quer conhecer Angola. Lobito é sede do município, faz parte da provincia de Benguela e vai levar numa viagem inesquecível.
Surpreenda-se com a força da Natureza.
O Lobito é uma cidade e um município da província de Benguela, em Angola, localizada na costa do oceano Atlântico.
Limita-se ao norte com o município do Sumbe, ao leste com o município do Bocoio, ao sul com o município de Catumbela e ao oeste com o oceano Atlântico.
Um dos centros logísticos da nação, tem suas ligações no importante porto e nos terminais ferroviários, bem como na rede rodoviária continental, que a conectam ao restante do país, levando-a até costa oriental da África. O grande referencial geográfico do município é a baía de Lobito, que, juntamente com a restinga de Lobito, foram elementos fundamentais para a formação e o desenvolvimento do porto e da cidade.
História:
Inicialmente chamada "Catumbela Salgada" e "Catumbela das Ostras" para se distinguir da Catumbela (de água doce) passou progressivamente a ser chamada de Lobito (referência mais antiga já em 1831).Embora haja referências históricas de que a baía do actual Lobito já fosse utilizada na segunda metade do século XVII por várias armadas que aproveitavam o seu excelente abrigo contra o mar, o vento e os avistamentos pela navegação, a ocupação efectiva das terras do município data apenas do início do século XVIII com a exploração das caleiras e ostras retiradas do mangal e com a utilização dos mangues e da baía para extracção da madeira e para o contrabando de escravos e outras mercadorias, apesar da escravatura já ter sido abolida. Mais tarde as salinas tiveram igualmente a sua importância económica.
Antes deste período não existia concentração humana nesta região, embora haja referências aos povos Mundombes ou Vondombes como sendo aqueles que povoaram inicialmente a região periférica, nomeadamente o Dombe Grande e Dombe Pequeno (actual Negrão) até à região Kiakas.
Curiosidades:
A origem da palavra vem do substantivo "pitu", antecedida da partícula classificativa olu, ficaria o termo "olupitu", que significa a "porta, o passadiço, a passagem" que as caravanas de carregadores, ao descer dos morros vindos do interior, percorreriam, antes de atingirem a "praça comercial" da Catumbela; com o uso continuado e o tempo, tal substantivo comum passaria a nome próprio, pelo que iria perder a letra "o" inicial, logo "Lupitu" foi aportuguesado para "Lobito".
É o segundo município mais populoso da província, ficando atrás somente de Benguela.



O municipio:
Área:
3 648 km²
Elevação: 139 m
Comunas:
Lobito, Egipto Praia, Canjala
População:
436 467 habitantes
Temperatura média: 25ºC
Quantos dias?
Aconselhável 2 a 5 dias para que possa aproveitar o máximo a sua estadia e desfrutar do sol, mar, areia e muito mais
Como chegar?
É possível chegar varias formas.
- Via Terrestre com a empresa, Macon, Angoreal, Huambo Express e outras campainhas a fazerem várias ligações a cidade.
- Via aérea usando a TAAG - Companhia Aérea de Angola desde Luanda.
- Através dos Caminhos de Ferro de Benguela, fazendo a ligação entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
- A forma mais comoda e sem estar sujeito a horários é a viatura próprio.
Onde ficar alojado??
Considerado um dos melhores destinos turisticos de Angola, o Lobito conta com diversas unidades de alojamneto para todos os gostos e dentre as várias unidades hoteleiras existentes trazemos para si algumas sugestões na cidade:
7.3
em Lobito, Angola
de 28500 kz / dia
8.6
em Lobito, Angola
de 30000 kz / dia
7.6
em Lobito, Angola
de 11500 kz / dia
O que fazer, passeios e atrativos.
...........
Alguns locais que não pode deixar de visitar são:
Peregrinações e cultos:
Uma das principais tradições culturais-religiosas da cidade são as Solenidades dos Santos Pedro e Paulo, promovidos pela Paróquia de São Paulo da Bela-Vista e pela Diocese de Benguela.
O que comer?
Os pratos típicos da zona são: pirão de milho, servido com Calulú, a quizaka, lossaca, gimboa, o feijão de óleo de palma, o lombi de abóbora, o peixe ou a moamba, preparada com carne de galinha, e a bebida caseira kissangua...
Quanto a restaurantes de referências:
- Restaurante BATUK
- Luna Ocean Club
- Alfa Beach Bar
- Restaurante Dona Bina
- Restaurante BATUK
- Restaurante Dom Pedro



Artesanato?
.....
Angola é, cada vez mais, um destino turístico a não perder seja pela forte cultura, pela sua fauna e flora ou pelas suas paisagens deslumbrantes..
- Hotéis
- A Visitar
- Roteiros Sugeridos
LINHA DE APOIO - hoteisangola.com
931 510 510
222 780 159
O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
- - Todos os dias das 08H00 às 22H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Telefone
Suporte por Telefone
+244 931 510 510 - 222 780 159
O Linha de Apoio está disponível de:
- - Todos os dias das 08H00 às 22H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Email
Leia também