O Forte de São Sebastião do Egipto, também referido como Forte Egipto, localiza-se no alto de um morro na localidade de Egito-Praia, no litoral do município de Lobito, na província de Benguela, em Angola.
A toponímia "Egipto" conferida a esta praia na margem esquerda (sul) da foz do rio Balombo, prende-se à semelhança dos palmares - "deslizando até ao mar" -, que os seus povoadores portugueses associaram aquele país. História Foi erguido em meados do século XIX durante uma das cinco gestões de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, visconde e posteriormente marquês de Sá da Bandeira, como presidente do Conselho de Ministros de Portugal.
À época, no contexto da repressão ao tráfico de escravos no oceano Atlântico, os navios negreiros buscavam evadir-se ao patrulhamento pelas embarcações da Royal Navy, com o auxílio dos recortes deste litoral.
O forte tinha como função apoiar os navios britânicos naquele combate.
Em 2012 as autoridades angolanas solicitaram o seu reconhecimento como patrimônio mundial pela UNESCO, devido à sua ligação com a história do tráfico negreiro, que tornou despovoadas extensas áreas do continente africano.
Em 2014, a área esteve inscrita para as Sete Maravilhas Naturais de Angola.
Fonte:Aqui
Localização
Alojamento