Governo da Huíla planeia lançamento de um novo Mapa Turístico.
Trata-se de mais um passo na valorização e promoção do seu potencial turístico, dado que o novo mapa será disponibilizado em duas versões complementares, num projecto desenvolvido pelo Gabinete da Cultura e Turismo.
Á primeira, o formato impresso, que permitirá aos visitantes consultar de forma rápida os principais pontos de interesse da província, integrando códigos QR que darão acesso a conteúdos digitais actualizados.
Paralelamente, será disponibilizada uma versão digital, mais interactiva e dinâmica, concebida para proporcionar uma experiência mais completa ao utilizador, através das plataformas online de apoio ao turismo da Huíla.
Esse projecto, segundo o director provincial da Cultura e Turismo, Tiago Pinto, enquadra-se na estratégia que o Governo local está a implementar para consolidar a Huíla como um dos principais destinos turísticos de Angola.
Acrescentou que nos últimos anos, a província tem registado uma forte dinâmica na promoção do seu património natural, cultural e histórico, afirmando-se como uma referência nacional na valorização e divulgação dos seus recursos turísticos.
A estrutura localiza-se na entrada da vila da Humpata, muito próxima da antiga estrada colonial que ligava o planalto da Huíla a outras povoações da região.
Localizadas no município de Quilengues, surgem como um daqueles cenários pouco conhecidos de Angola que impressionam pela combinação entre natureza selvagem, silêncio e paisagens montanhosas.
O Parque nacional do Bicuar, foi estabelecido como reserva de caça em 1938 e transformado em parque nacional em 1964 como o objectivo de preservar as espécies existentes na zona entre as quais se dstacam: elefantes, leões, palancas, búfalos etc. Possui um
É um destino de grande valor natural e cultural, conhecido pelas suas paisagens tranquilas, montanhas, vegetação típica da região sul de Angola e ambiente rural acolhedor.
À entrada da gruta, apenas brota água duma tranquila nascente que ao fundo dela se aloja. O vestíbulo da gruta conhecida por “sala dos lagos” (Timóteo1974. Pag.54) é surpreendente. No interior podemos observar majestosas estalactites na sua abóbada, algum
Foi construído em 1957, com base na semelhança que a Cidade de Sá da Bandeira tinha com a sede da ilha de Madeira de onde vieram os primeiros contingentes de colonos mandatados pelo Governo Português entre 1884/85
O Museu Regional da Huíla é "uma instituição pública, permanente, de caracter científico, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materia
A primeira reabilitação da Missão ocorreu no período 2007/2011, tendo o arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi, inaugurado em Setembro de 2011 esta fase de renovação.
É um dos locais de maior valor histórico e cultural da região. Muito mais do que um simples poço ou depressão natural, este espaço guarda memórias ligadas à organização social tradicional e ao período colonial em Angola.
Numa entrevista ao portal Hoteisangola.com, Tiago Pinto, assinalou que essa estratégia assenta numa visão integrada que alia a promoção, capacitação e organização da informação turística, permitindo criar melhores condições para receber visitantes e apoiar os operadores do sector.
Sublinhou que ao longo do presente ano já foram desenvolvidas diversas iniciativas junto dos principais intervenientes da cadeia~turística, incluindo agentes de viagens, guias turísticos, empresas de rent-a-car, unidades de alojamento, estabelecimentos de restauração e outros parceiros.
Estas acções, segundo o director, permitiram reforçar a articulação entre os diferentes operadores, promover o diálogo e criar novas oportunidades de colaboração para o desenvolvimento sustentável do turismo provincial.
Tiago Pinto sinaliza que outro dos marcos importantes da estratégia foi a realização de acções de formação destinadas aos técnicos municipais, desenvolvidas no âmbito do apoio prestado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A formação, conforme o entrevistado, incidiu sobre metodologias de inventariação, levantamento de campo e registo do património turístico, dotando os municípios de ferramentas técnicas que lhes permitem identificar, catalogar e actualizar de forma sistemática os seus recursos turísticos.
O director observou que esse trabalho contribuirá para a criação de uma base de dados cada vez mais completa e fiável sobre o potencial turístico da província, permitindo uma melhor gestão da informação e uma promoção mais eficaz dos diferentes destinos e experiências existentes em todo o território.
Tiago Pinto referiu ainda que o futuro mapa turístico representa assim mais uma etapa desse processo de modernização da informação turística da Huíla, estabelecendo uma ligação directa entre o suporte físico e as plataformas digitais, onde os visitantes poderão encontrar conteúdos actualizados, itinerários, contactos úteis, localização dos principais atractivos e outras informações relevantes para o planeamento da sua viagem.
"O Gabinete Provincial da Cultura e Turismo continuará a desenvolver esta estratégia em estreita colaboração com instituições publicas, parceiros privados e operadores turísticos, estando previstas novas acções de promoção, capacitação e divulgação ao longo dos próximos meses", informou.
A província já dispõe de um mapa turístico criado em 2004, hoje considerado desajustado ao contexto.
Para pedidos mais detalhados ou envio de documentação.
Disponível todos os dias das 08h00 às 22h00. Permite esclarecer dúvidas,
apoiar reservas e orientar na escolha das melhores opções de alojamento e serviços turísticos.