ESTRADA NAMIBE - BENGUELA REGISTA AVANÇOS NA EXECUÇÃO FÍSICA
Fotografia: GPN
Pelo menos 25 dos 105 quilómetros do troço Bentiaba - Lucira - Equimina, na Estrada Nacional 100, têm as obras concluídas, garantiu, o engenheiro da empresa da construtora, Jocelino Mateus.
De acordo com o responsável, o projecto regista uma execução física de 39%, tendo esclarecido que a estrada comporta 17 pontes e outras passagens hidráulicas.
“A empreitada cumpre com as normas da SADC, as duas faixas completam o tabuleiro de 9 metros de extensão e 4 metros de cada faixa de rodagem, e vai incluir sinalização horizontal e vertical, actualmente temos seis (6) pontes interligadas”, explicou.
O engenheiro da empresa da construtora acrescentou que a empreitada, orçada em 36 mil milhões de kwanzas, empregou 219 cidadãos nacionais e um expatriado.
No local, a vice-governadora provincial do Namibe para o sector técnico e infra-estruturas, Ema da Silva, justificou que o troço rio Equimina/comuna da Lucira é de capital importância, pois a sua conclusão reduzirá, substancialmente, a ligação entre Benguela/Namibe, que é feita preferencialmente pela via do Lubango, num percurso de 300 quilómetros.
“A conclusão do projecto vai impulsionar o desenvolvimento da região da Lucira que é potencialmente agrícola e pesqueira, vai fomentar a actividade turística e aumentar as trocas comerciais entre as duas províncias”, disse.
Ao longo da via, homens e máquinas são avistados em alguns locais a realizar trabalhos de desmatação, limpeza, terraplanagem e execução de passagens hidráulicas.
A Angola dispõe de cerca de 1.650 Km de litoral, onde inúmeros rios de caudal elevado desaguam formando imensos estuários onde gradualmente ao longo do tempo vão depositando os sedimentos arrastado...
Preparado para uma escapadela, para gozar umas merecidas férias e para viajar de avião? Se a resposta é afirmativa e está a pensar ir voar nos próximo tempos, então recomendo que tome nota das info...