Localizado no Sul de Angola, a cerca de 200 km da cidade do Namibe, entre o Oceano Atlântico e os rios Cunene e Curoca, o Parque ocupa uma área de 15.150 km².
A sede da futura administração do Parque é nas Espinheiras, encontrando-se, neste momento, em reabilitação.
Tem a sua Sede nas Espinheiras, o parque apresenta uma biodiversidade rica, possuindo uma fauna onde, actualmente, são facilmente avistadas manadas de cabras de leque, Orix, Capotas, Zebras, Avestruzes, entre outros, tendo o Orix como símbolo do parque.
Apresenta ainda uma flora diversificada, destacando-se a Welwitschia Mirabilis.O Parque Nacional de Iona foi estabelecido como Reserva de Caça em 1937 e transformado em parque nacional em 1964.
Em 2001 começou a receber visitantes, em viagens organizadas a partir da Namíbia.Antes da independência de Angola e a Guerra Civil Angolana, Iona era um "paraíso animal, rico em caça grossa".
No entanto, a caça ilegal e a destruição das infra-estruturas têm causado danos consideráveis ao parque.
Este parque é para ser incluído na Área de Conservação Transfronteiriça Costeira Iona - Skeleton. Existem três tipos de vegetação: anharas, dunas com arbustos e planície de savana com pequenos arbustos.
Abunda a Welwitschia, planta que pode atingir mais de mil anos de vida. O parque é conhecido pela sua flora única e incríveis formações rochosas.
O antílope emblemático do Parque é a Palanca-negra, praticamente extinta, mas existem outros mamíferos como o elefante, leão, gazela, rinoceronte negro, onça, hiena, gelengue, mabeco, chita, crocodilos, impalas, e várias espécies de zebras.
O Parque Nacional de Iona estende-se desde as dunas de areia junto ao Oceano Atlântico, até às montanhas Tchamalinde, ao Leste do mesmo.
O centro do Parque é constituído por planícies abertas.
A pluviosidade média anual varia entre 100mm a 500mm, aumentando à medida que nos afastamos do mar.
Existem trinta e uma fontes naturais dentro do Parque.
Geografia
O Parque Nacional de Iona estende-se desde as dunas de areia junto ao Oceano Atlântico, até às montanhas Tchamalinde, ao Leste do mesmo. O centro do Parque é constituído por planícies abertas. A pluviosidade média anual varia entre 100mm a 500mm, aumentando à medida que nos afastamos do mar. Existem trinta e uma fontes naturais dentro do Parque.
História
O Parque Nacional de Iona foi estabelecido como Reserva de Caça em 1937 e transformado em parque nacional em 1964. Em 2001 começou a receber visitantes, em viagens organizadas a partir da Namíbia.
Antes da independência de Angola e a Guerra Civil Angolana, Iona era um "paraíso animal, rico em caça grossa". No entanto, a caça ilegal e a destruição das infra-estruturas têm causado danos consideráveis ao parque.