A igreja de Camabatela, na província do Kwanza Norte, que abarca uma estrutura arquitectónica emblemática classificada entre as melhores do continente africano, deixou de ser há muito tempo uma relíquia exclusiva da igreja Católica, passando a ser vista como património histórico nacional.
Construída na década de 1950, é hoje o principal símbolo artístico das igrejas de Angola e foi inspirada nos grandes castelos do leste da Europa, facto visível nas características ortodoxas que ostentam as suas pirâmides aguçadas que compõem as laterais do edifício.
Projetada pelo Padre Samuel, de nacionalidade Italiana e afeto à ordem dos frades Capuchinhos, a obra possui uma beleza que encanta qualquer visitante independentemente da sua origem ou religião.
A mesma está sob cuidado dos Frades Menores Capuchinhos que a construíram 10 anos depois de escalaram a região de Camabatela, isto na década 40.
A sua arquitetura, muito graças ao estilo ortodoxo da sua construção, faz lembrar igrejas e castelos do leste da Europa. Foi projetada por um padre italiano da ordem dos Capuchinhos, Padre Samuel, estando nos dias de hoje sobre gestão dos Frades Menores Capuchinhos. Mais que a religião, é visitada por imensos turistas católicos e não católicos, para apreciarem a sua beleza ímpar.
Localização
Alojamento