Igreja da Se catedral de Benguela

Igreja da Se catedral de Benguela

No dia 13 de Outubro de 1947, a figura de Nossa Senhora de Fátima andou pelas ruas de Benguela. Peregrinava com essa intenção de angariar crentes novos e de trazer paz aos que já o eram. Entusiasmados, o prelado D. Manuel Junqueira e o governador de então, Comandante Zanati, juraram a pés juntos (por Deus e por todos os santos) que construiriam uma grande igreja dedicada à Nossa Senhora dos pastorezinhos.

Promessa feita em 1947, quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima peregrinou pelas ruas sombreadas de acácias rubras. Hoje é símbolo arquitectónico de Benguela e importante centro religioso.

Foi há precisamente 50 anos, em 1967, que a Catedral de Benguela (sede da paróquia de Nossa Senhora de Fátima) começou a ganhar forma. A poucos metros do antigo templo dedicado à mesma figura católica, que ficava do outro lado da avenida. O projecto era ambicioso: um templo com fachada triangular, enorme, linhas modernas em rasgos imponentes.

Belo, simples e eficaz. Desenho atribuído ao arquitecto Mário de Oliveira. A construção começou a mudar a face da actual Avenida Agostinho Neto, sob o olhar atento do memorável Padre Teixeira, figura incontornável da Benguela daqueles tempos e primeiro pároco da Catedral.

Em 1975, oito anos depois do lançamento da primeira pedra, a Catedral estava meia acabada, meio por acabar. E assim permaneceu 40 anos. A conclusão adiada do enorme templo não impediu a adaptação do edifício para que cumprisse o seu propósito. Com a fachada por cerrar e meia votada à intempérie, a Catedral funcionou durante todo este tempo como centro religioso.

Em 2006, a igreja voltou a estar no topo das prioridades da Diocese de Benguela. Hoje, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima é uma pérola da arquitectura religiosa, não só de Benguela, mas também de todo o país. Inspirado na Catedral do Sumbe  (dedicado a outra Nossa Senhora, a da Conceição, e cuja construção começou um ano antes do que a Catedral de Benguela), o edifício é marcado pelas formas triangulares que se repetem fora e dentro, desde a nave às janelas e outros elementos do interior.

Os vitrais que a rodeiam dão-lhe o toque de luz comum aos edifícios dessa época, e a sensação de amplidão e frescura necessárias para mitigar os ares úmidos e tórridos que varrem Benguela.




Localização


Alojamento



LINHA DE APOIO - hoteisangola.com


  931 510 510    931 510 510 - Guardar contacto

O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510  -  991 510 510

O Linha de Apoio está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Esta Linha de Apoio destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Email

Suporte por Email


       

Suporte por SKYPE





Cine-Teatro Monumental
Artigo seguinte
Cine-Teatro Monumental

Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido