Contavam as nossas avós que o termo "Facada" que deu origem ao nome do "Bairro da Facada", em Moçâmedes, advém de rixas de quando em quando ocorridas naquele local.
Tendo como protagonistas cabo-verdianos, que no calor das suas lutas chegavam, incluso, a puxar por navalhas e a causar graves danos.
Estes episódios deviam ter acontecido hã muito temo atrás, porquanto na segunda metade do séc. XX até 1975, não consta nem a presença de uma comunidade cabo-verdiana em Moçâmedes e muito menos rixas como acima são referidas.
No livro "O Distrito de Moçâmedes nas fases da Origem e da Primeira Organização, 1485-1859" , Júlio de Mendonça Torres, citando um Relatório do Governador Fernando da Costa Leal (o 5º Governador do Distrito), de 6 de Junho de 1857 , faz referência a navios baleeiros norte-americanos que operavam entre a Ilha de Santa Helena e a costa de Moçâmedes , zona abundante em cetáceos, sobretudo baleias, cachalotes e toninhas, na qual empregavam avultado número de navios com cerca de vinte a trinta marinheiros que os tripulavam, grande parte dos quais portugueses, naturais dos Açores e de Cabo Verde (açoreanos e cabo-verdianos), considerados pelos capitães norte-americanos como os mais destros arpoadores.
Na perseguição das baleias, os navios navegavam, quase sempre, pouco afastados da costa, ora dirigindo-se para o Sul até ao Porto de Pinda e a Baía dos Tigres, ora encaminhando-se pelo norte até à baía de Moçâmedes, onde por vezes ancoravam para se abastecerem de refrescos.
Seriam estes marinhos que veiculando a notícia da riqueza da fauna pesqueira naqueles mares, levaram os algarvios de Olhão em 1961 a partir para Moçâmedes tendo chamado a atenção para os mares da Baia dos Tigres onde se fixaram os pioneiros em 1865.
Posto isto, pergunta-se: "Será que vem daí o nome de "BAIRRO DA FACADA"? Será que teve origem esse nome em alguma rixa ocorrida naquela zona, num desses momentos em que os marinheiros iam a terra abastecerem-se de víveres e de água?
Ou até divertirem-se, antes de retomar a actividade pesqueira? Sabe-se, por exemplo, que o nome "AGUADA" vem desse tempo, e desses abastecimentos dos baleeiros, que ficavam ancorados na baía, em lugar próximo dessa zona, enquanto os marinheiros iam a terra.