Parque Nacional da Cangandala

Parque Nacional da Cangandala

A Norte e Nordeste o Parque é delimitado pelos rios Camifundi, Cuije e Caculo. A Sul pelos rios Maubi, Candua e Camifundi. A Leste e Sudueste pelo Rio Caculo e Rio Cuije, Dumba Kicala, Picada Calamungia, Dumba Kicala, Maubi Calongo até aos rios Cuque e Lu

Origem - Estabelecido como Reserva Natural Integral em 25-05-1963 
Classificação - Parque Nacional, II, desde 25-06-1970. 
Localização- Está situado na província de Malanje. 
Área - Ocupa 630 km². 
Limites Geográficos - 09 09' a 10 02' de Latitude Sul e 16 34' a 16 52' de Longitude Este. 
Limites Naturais - A Norte e Nordeste o Parque é delimitado pelos rios Camifundi, Cuije e Caculo. A Sul pelos rios Maubi, Candua e Camifundi. A Leste e Sudueste pelo Rio Caculo e Rio Cuije, Dumba Kicala, Picada Calamungia, Dumba Kicala, Maubi Calongo até aos rios Cuque e Lussa. 
Descrição - A pluviosidade média anual é de 1350 mm e a temperatura é de 21,5°C. Não existem grandes cursos de água e a vida gira em torno dos charcos e lagoas que se formam durante a estação das chuvas. 
A vegetação é composta por floresta aberta e savana seca. 
A protecção da palanca negra gigante (Hippotragus niger) foi a razão principal da criação do Parque em 1963. A Palanca Negra Gigante foi descoberta em 1909 por Frank Varian, engenheiro belga do Caminho-de-Ferro-de-Benguela, e figura desde 1933 na lista das espécies "sob protecção absoluta" da Convenção para a Protecção da Fauna e Flora Africana. 
Chegou a ser considerada extinta durante mais de 20 anos, em consequência do conflito armado, tendo sido redescoberta em 2005. Em 2009 foi localizada, capturada e marcada, encontrando-se actualmente sob protecção nove fêmeas e um macho no santuário do Parque Nacional de Cangandala. 
O macho da Palanca Negra Gigante é de cor preta com manchas brancas na barriga e entre os cornos. Pesa entre 200 a 270 Kg e tem 1,9 a 2,50 metros de altura. As fêmeas são acastanhadas e têm os cornos menos desenvolvidos. O período de gestação é de nove meses, com uma cria por parto.
 

Malanje Mais


Quedas de Kalandula
Artigo seguinte
Quedas de Kalandula

Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido