Parque Nacional da Cangandala

Parque Nacional da Cangandala

A Norte e Nordeste o Parque é delimitado pelos rios Camifundi, Cuije e Caculo. A Sul pelos rios Maubi, Candua e Camifundi. A Leste e Sudueste pelo Rio Caculo e Rio Cuije, Dumba Kicala, Picada Calamungia, Dumba Kicala, Maubi Calongo até aos rios Cuque e Lu

Origem - Estabelecido como Reserva Natural Integral em 25-05-1963 

Classificação - Parque Nacional, II, desde 25-06-1970. 

Localização- Está situado na província de Malanje. 

Área - Ocupa 630 km². 

Limites Geográficos - 09 09' a 10 02' de Latitude Sul e 16 34' a 16 52' de Longitude Este. 

Limites Naturais - A Norte e Nordeste o Parque é delimitado pelos rios Camifundi, Cuije e Caculo. A Sul pelos rios Maubi, Candua e Camifundi. A Leste e Sudueste pelo Rio Caculo e Rio Cuije, Dumba Kicala, Picada Calamungia, Dumba Kicala, Maubi Calongo até aos rios Cuque e Lussa. 

Descrição - A pluviosidade média anual é de 1350 mm e a temperatura é de 21,5°C. Não existem grandes cursos de água e a vida gira em torno dos charcos e lagoas que se formam durante a estação das chuvas. 

A vegetação é composta por floresta aberta e savana seca. 

A protecção da palanca negra gigante (Hippotragus niger) foi a razão principal da criação do Parque em 1963. A Palanca Negra Gigante foi descoberta em 1909 por Frank Varian, engenheiro belga do Caminho-de-Ferro-de-Benguela, e figura desde 1933 na lista das espécies "sob protecção absoluta" da Convenção para a Protecção da Fauna e Flora Africana. 

Chegou a ser considerada extinta durante mais de 20 anos, em consequência do conflito armado, tendo sido redescoberta em 2005. Em 2009 foi localizada, capturada e marcada, encontrando-se actualmente sob protecção nove fêmeas e um macho no santuário do Parque Nacional de Cangandala. 

O macho da Palanca Negra Gigante é de cor preta com manchas brancas na barriga e entre os cornos. Pesa entre 200 a 270 Kg e tem 1,9 a 2,50 metros de altura. As fêmeas são acastanhadas e têm os cornos menos desenvolvidos. O período de gestação é de nove meses, com uma cria por parto.

Para um amante da da Flora a vegetação corresponde a uma floresta de “Miombo” também conhecida com “Mata de Panda “aberta com dominância de Brachystegia Wangermeena (“Mussamba”) “Boehmi” (“quenge”) Descam ainda outras espécies tais como Uapaca Benguelensis (“Mumbula”) Erythrina abyssinica (“Mulungo”) e Dyospiros.
Para um amante da fauna, para além da Palanca Negra Gigante podemos encontrar espécies variadas como Ungulados, o Bambi comum, o Gulungo, a Sitatunga, o Nunce, a Palanca Castanha, a Pacaça e a Seixa. Quanto aso predadores inclui o Leão, Leopardo, Hienas e o Mabeco.
A língua oficial é o Português no entanto a língua nacional mais falada é o Quimbundo. Como alojamento poderá encontrar o Palanca Hotel localizado na Rua Comandante Dangereux e também o Hotel Mbanza Marimba.

 


Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido