No local da actual cidade existia uma aldeia chamada Kissonde ou Quissonde.
Os portugueses tentaram colonizar a região em 1587, fundando a povoação de Benguela Velha. Este povoado foi abandonado pouco depois, e reconstruido no local onde hoje se situa a cidade de Benguela.
Após séculos de estagnação, em 1771 os portugueses voltaram ao local original e ergueram a povoação de Benguela Velha, actual Porto Amboim. Em 1870 surge a primeira freguesia civil e em 1912 é instalado o município.
Foi sede de capitania em 1913, servindo de apoio à colonização do planalto do Amboim.
A 3 de Setembro de 1910 foi criada a estação postal de Benguela-Velha, por Portaria Privincial assinada pelo então Governador-Geral de Angola José Augusto Alves Roçadas. A estação postal tinha a categoria de terceira classe, ficando a cargo do regedor da povoação.
O concelho de Benguela Velha, integrado no Distrito de Cuanza-Sul, foi criado pela Portaria Provincial nº 49, de 20 de Fevereiro de 1919 sendo a estação postal elevada no ano seguinte à categoria de segunda classe, passando a denominar-se Estação Telégrafo-Postal de Benguela-Velha.
Porto Amboim está directamente ligado ao advento da cultura do café, desenvolvendo-se desde os anos 1920 graças a esse cultivo. Foi ligado por ferrovia a Gabela, em 1922‐1925, numa extensão de 123 quilómetros, em via de gabarito reduzido.
Em 10 de Setembro de 1923 Benguela Velha é elevada à categoria de vila com o nome de Porto Amboim. Existe uma carta geográfica que parece conter um plano de instalação de uma retícula para o povoado: o "Reconhecimento Hidrográfico da Baía de Benguela Velha, Costa Ocidental D’África", de 1924, que deve corresponder à fase de surto cafeeiro. No entanto, as fotografias da época mostram apenas um modestíssimo povoado, incipiente, ligado ao pequeno cais do areal e à ferrovia.
Em 15 de Janeiro de 1974 passou a cidade.
Localização:
Alojamento