1 Quarto, 2 Adultos (alterar)
Quarto,Quartos,Adulto,Adultos,Criança,Crianças

Aqui pode encontrar sugestões de Rent-a-Car por provincia.

Marque sua viagem mas antes escolha os locais a visitar.

Capela da Nossa Senhora do Monte

Capela da Nossa Senhora do Monte
Capela da Nossa Senhora do Monte

A Capela da Nossa Senhora do Monte é a par da Estátua do Cristo Rei, os grandes exilíbris da cidade do Lubango.

Localizada num dos topos da Serra da Chela, a Capela da Nossa Senhora do Monte é para além de um santuário de peregrinação religiosa que se reveste de grande simbolismo e importância para a comunidade católica, também um importante activo turístico e histórico.
O seu processo de construção está estreitamente associada ao objectivo colonial em curso na época pois, a mesma servia para consolidar a fé católica no então distrito da Huíla entre os nativos e, entre os portugueses (principalmente madeirenses) implicados no processo colonial.
A sua implantação geográfica, está também relacionada com um projecto inicial de construção dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes que, no sentido de evitar o centro da cidade, devia circundar a cintura serrana.

Depois de avançadas as obras, as dificuldades inerentes à construção de uma ponte, ceifou muitas vidas entre operários, levando os CFM a abandonar definitivamente a construção da ferrovia neste traçado.
Foi então que as autoridades da altura se decidiram pela construção de um santuário para simbolizar a Nossa Senhora (mãe de Jesus) e, cumulativamente para honrar as almas perdidas durante a tentativa de construção do referido viaduto.

A construção da capela pode ser analisada em dois momentos, uma primeira edificação primitiva, que ainda inacabada, foi inaugurada a 15 de Agosto de 1902, com a celebração de uma missa campal, a apadrinhar essa homilía estava uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, oferecida por um colono de nome Venâncio Ferreira Rodrigues que a adquiriu na cidade portuguesa do Porto, em cumprimento a uma promessa.
Em nome do Bispo de Angola e do Congo, o pároco local abençoava a conclusão da obra em 14 de Agosto de 1903.

A partir desta data, a capela passou a ser local de Romaria, tornando-se tradição. Uma década e meia depois, João Henrique de Azevedo idealizou e projectou uma capela mais ampla com uma maior visibilidade a partir de toda a então vila de Sá da Bandeira. Foi inaugurada em 1921.
A partir do início da década de trinta do século passado, a imagem passou a ser trazida ao parque, devido às dificuldades na deslocação à capela, inerentes aos idosos, dando origem à actual Procissão das Velas, onde a mesma imagem, acompanhada por milhares de pessoas, percorre o trajecto entre a Capela e a Sé catedral do Lubango.
Trata-se de um lugar mágico, carregado de espiritualidade, que nos leva à última fila de um gigantesco anfiteatro com o majestoso vale como cenário.

Lubango, Huíla, AO

Localização

  • Coordenadas GPS: -14.940373287097945, 13.465220252968283

Galeria

Livro

Capela Nossa Senhora do Monte
Document PDF, 0.92 MB, 5 downloads, Set 18, 2023 15:13
.

Alojamento

Huíla Hoteis na Zona

LINHA DE APOIO - hoteisangola.com


  931 510 510 

O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
  • - Todos os dias das 08H00 às 22H00

Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510  

O Linha de Apoio está disponível de:
    • - Todos os dias das 08H00 às 22H00

    Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Email

Suporte por Email