É caracterizada por um miradouro que permite a visibilidade das cordilheiras com a estrada da leba nela construída assim como permite ver as quedas formadas por uma cortina de água, arquitetando assim uma cascata.
A Serra da Leba é daqueles casos únicos, a beleza absoluta deste lugar carimba a Serra da Leba como um dos grandes cartões postais de todo o país.
A Serra da Leba separa as Províncias da Huíla e do Namíbe, apresentando-se a quem olha de cima como uma lapinha gigantesca, com a estrada ziguezagueada desenhada num aveludar da encosta.
Tem cerca de 20 km atenuada por declives de médias bastante baixas, sendo necessário mais de 30 minutos para vencer o desnível de 1000 m que separa do chão do Namíbe as cristas da Nthandavala (Tundavala).
A bela paisagem que a Leba oferece é esplendorosa e deslumbrante, nela podemos observar uma cascata, onde um rio permanente que nasce no Município da Humpata se despenha em outras pequenas quedas.
Depois da descida ou subida do monte pela estrada da Leba, chega-se à casa com os olhos cheios das maravilhas da criação que é uma conjugação entre a natureza e obra humana com a promessa de um dia ai voltar.
Este hino à engenharia, começou a ser construída na época colonial, no final dos anos 1960. Mas a obra começou a ser pensada quase quatro décadas antes, na época da consolidação do poder português no sul de Angola.
A ideia de construir uma estrada que facilitasse o transporte de alimentos, tropas e bens essenciais entre o centro e o sul do país partiu do General Pereira de Eça.
O mesmo que deu o nome à Ondjiva administrada pelos portugueses. Ainda hoje serve de ponte entre a Huíla e o Namibe. Para se ter uma ideia real do declive, se traçarmos uma linha recta entre o ponto inicial e o ponto final da estrada da Serra da Leba, atingimos uns escassos 100 metros!
Uma obra-prima da arquitectura e engenharia, enquadrada num cenário natural espectacular.
O melhor lugar para apreciar a serpente que desce a serra, é o miradouro da Leba, de onde se pode ver perfeitamente esta acção conjunta e perfeita entre homem e natureza.
Muitas são as lendas e histórias do fantástico e do sagrado que envolvem este místico lugar e os seus segredos.