Construído em 1887 para assegurar a posição portuguesa na região, o Forte Muene Vunongue (também conhecido por Forte de Menongue) esteve na origem da formação de Serpa Pinto, alguns quilómetros a sul, na confluência dos rios Cuebe e Luauca.
Os vestígios desta construção são ainda relevantes, apesar de visivelmente degradada, constando a mesma da lista de património cultural classificado de Angola, por despacho n.º 21‐A, de 18.04.1994.
Publicado por: Cristina Udelsmann Rodrigues | Em: http://www.hpip.org/pt/Heritage/Details/2042
Enquadramento Histórico e Urbanismo
Implantada nas denominadas "terras do fim do mundo", a vila de Serpa Pinto (atual Menongue) estabeleceu‐se no primeiro quartel do século XX na sequência do esforço de ocupação colonial, localizando‐se na proximidade do Forte Menongue, na confluência entre os rios Cuebe e Luauca.
Conheceu um crescimento significativo a partir dos anos 1950, com a consolidação das grandes infraestruturas de transporte, destacando‐se a chegada do caminho‐de‐ferro de Moçâmedes a Serpa Pinto, seu ponto terminal, no ano de 1961.
Apresentando até tarde uma ocupação pouco significativa, desenvolvida sobretudo ao longo dos eixos de circulação regional, o aumento populacional dos anos 1950 veio criar a necessidade de regrar o seu crescimento urbano.
Os primeiros estudos de urbanização conhecidos para a cidade datam dos anos 1960, onde é definida grande parte do tecido central da cidade (atual Bairro Centro).
Observando o rápido crescimento do aglomerado, foi realizado em 1972 um plano de urbanização que previa a expansão do núcleo central e a construção de bairros periféricos, assim como eixos rodoviários para circulação periférica.
A independência veio interromper a implementação destes instrumentos, persistindo até hoje a antiga estrutura convergente no Bairro Centro, que responde agora a um tecido urbano muito mais alargado.
Publicado por: Cristina Udelsmann Rodrigues | Em: http://www.hpip.org/pt/contents/place/294