Município de Camacupa - Centro Geodésico
Parcialmente destruído durante o conflito armado que o país viveu, o centro geodésico de Angola, que se encontra sob tutela da Igreja Católica, beneficiou de obras de requalificação e ampliação, bem como de reposição de uma nova estátua do Cristo Rei.
Na ocasião, o governador provincial, Boavida Neto, disse que o local apresenta “o ser mais brilhante que passou na terra, Jesus Cristo” e é um “centro de convergência da paz e do amor, propiciando aos homens valores bons para a sociedade”.
O centro geodésico de Angola, construído pelos primeiros aviadores que por ali passaram, foi homologado pelos serviços de cadastro em 1948, chegando à conclusão que de “Norte a Sul, Leste a Oeste” a sua distância era igual.
No local, encontra-se um marco histórico do Cristo Rei, construído em mármore no tempo do padre D. Armando dos Santos Amaral, que veio a ser o primeiro Bispo de Benguela. D. Armando dos Santos Amaral colocou no local a primeira imagem do Cristo Rei, para dizer exactamente que só com ele é que Angola poderia caminhar, por ser o centro da humanidade inteira e também centro do povo angolano.
Tal desejo foi realizado em 1969 com a colocação da imagem do Cristo Rei, esculpida pelo português Montezinho, que em consequência passou a ser um lugar sagrado e de culto.
Com o surgimento do conflito armado que assolou o país, o centro geodésico de Angola ficou parcialmente destruído, principalmente a imagem do Cristo Rei,
daí a razão de ter beneficiado de obras de reabilitação.
As obras tiveram início em 2009 e os trabalhos concretizados em 2014.