O Planalto da Caota, é reconhecido como uma área de elevado interesse arqueológico, apresentando vestígios associados ao Paleolítico, o período mais antigo da história humana.
Na região foram identificados instrumentos líticos e fragmentos de pedra talhada, indicativos da presença de grupos humanos pré-históricos que utilizaram o planalto como área de circulação, abrigo e produção de ferramentas. As características geográficas do território; altitude, solos antigos e afloramentos rochosos, criaram condições favoráveis à ocupação humana e à preservação destes materiais ao longo de milhares de anos.
Os vestígios do Planalto da Caota integram um conjunto mais amplo de sítios arqueológicos de Angola, reforçando a importância do país no estudo da pré-história africana e da evolução das primeiras comunidades humanas no continente.
Hoje, este património representa um valor científico, cultural e histórico que deve ser protegido e valorizado de forma responsável. Com enquadramento adequado, o Planalto da Caota pode também integrar roteiros de turismo cultural e científico, contribuindo para a diversificação da oferta turística de Benguela.