Museu Nacional de Arqueologia

Museu Nacional de Arqueologia

Localiza-se na cidade de Benguela e tem um acervo de cerca de 9.150 peças.

O edifício onde funciona é uma obra do Século XVII / XVIII, onde os escravos eram armazenados temporariamente, até serem exportados para a América em navios negreiros.

Ocupa um perímetro de 8.000 m2 e foi construído de blocos de pedra calcária, possui portões e gradeamentos de ferro maciço. Depois do fim do tráfico de escravos, o edifício passou a pertencer à Alfândega de Angola.

Em 1976 foi neste edifício  criado o Museu Nacional de Arqueologia de Benguela, para inicialmente  conservar os  objectos  arqueológicos  existentes. Pouco  tempo depois foi criada uma  equipa para pesquisa arqueológica que sob direcção do  seu fundador, o  arqueólogo conservador Luís  Pais Pinto,  iniciou as  investigações  por todo território nacional.

Em vinte e oito anos de trabalho, o museu descobriu já cerca de 50 estações arqueológicas para além das 16 já anteriormente conhecidas. Desde então, a actividade fundamental do museu tem sido as pesquisas arqueológicas para além do atendimento ao público.

Objectivos

O museu é uma instituição de carácter científico, de investigação, de formação de quadros, de conservação e de informação arqueológica. O Museu através das suas exposições permanentes e temporárias, assim como as itinerantes, dá a conhecer o resultado dos seus trabalhos de pesquisa. Acervo Possui 50 estações arqueológicas descobertas após a independência e 16 antes da independência, 49 destas estações localizam­-se na região de Benguela e foram descobertas pela brigada de pesquisa do MNAB, desde 1976. A última localiza ­se em Luanda.

O acervo

É composto por 9.147 peças inventariadas nomeadamente: seixos, chopprs, chopping – tools, bifaces, picos, raspadores, machadinhos, lascas, laminas, trinchantes, núcleos, levallois, precuatores, mós, ossos fossilizados e não fossilizados, cerâmica, missangas feitas de concha de ostra, moedas de macuta, etc.

O material vai do paliativo até meados da idade moderna.

Serviços Auxiliares

O Museu para além da sala de exposição, possui área administrativa, 3 alas (subaproveitadas) no interior, duas áreas lavabos e arrecadação, uma zona paisagística (jardim), um laboratório e uma biblioteca.

Educação e Animação Cultural O MNAB tem fundamentalmente um carácter educativo e instrutivo.

Dentro das suas actividades, tem procurado divulgar os resultados das pesquisas arqueológicas de formas diversas como: palestras, encontros e exposições itinerárias nas escolas de vários níveis, bem como em outras instituições públicas e ainda através dos órgãos de comunicação.

A educação e instrução dos jovens tem sido o foco central das sua actividades onde se procura transmitir a importância da actividade arqueológica, principalmente no que diz respeito as fontes materiais estudadas pela arqueologia, como fonte indispensável para a obtenção de informações sobre o passado das civilizações mais longínquas do território que hoje é Angola. Muitos têm sido os visitantes que ocorrem ao MNAB, entre nacionais e estrangeiros, de forma individual como colectiva.  

A maioria dos visitantes que recorrem ao MNAB, são estudantes que procuram desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos através das exposições abertas ao público e da consulta da bibliografia disponível na biblioteca.

Exposições

Depois das pesquisas arqueológicas, a montagem de exposições é a função predominante do MNAB é da responsabilidade do departamento de educação e animação cultural. As exposições são geralmente temporárias (de 4 a 6 meses) e os temas sobre estas tem sido alucinantes e geralmente, são produto do resultado das pesquisas arqueológicas ou ainda sobre os aspectos ligados aos valores culturais das diferentes etnias de Angola.

O museu procura com os temas expostos, desenvolver nos jovens capacidades intelectuais que lhes permitam valorizar o vasto patrimônio histórico – Cultural de Angola. A montagem de exposições limitasse ao reduzido espaço do átrio principal do museu, por de momento não haver outros espaços disponíveis mas que futuramente serão uma realidade..



Localização


Alojamento



LINHA DE APOIO - hoteisangola.com


  931 510 510    931 510 510 - Guardar contacto

O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510  -  991 510 510

O Linha de Apoio está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Esta Linha de Apoio destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Email

Suporte por Email


       

Suporte por SKYPE






Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido