História
O reino de Benguela foi criado em 1615 como resposta ao contexto vigente na época e à necessidade, então identificada pela coroa lusa, de fazer a ligação por terra entre a costa ocidental africana e Moçambique, visando a fortificação e consolidação do reino de Portugal.
Por essa altura, Angola ficou geograficamente estruturada por "três reinos", sendo eles o do Khongo, então feudatário de Portugal, o de Angola e o de Benguela, com regimes administrativos de tipo autónomo, sob ordens de um governador com a função de Capitão-tenente de Angola.
Geografia
Benguela situa-se a oeste de Angola, sendo a capital e principal município da província de Benguela. Sua área territorial é de 2.100 km², contando com uma população de 2.135.094 habitantes, segundo os dados revelados pelo Conselho Consultivo do Governo Provincial no âmbito do Censo de 2014 em Angola.
A vegetação do município é composta predominantemente por planaltos escalonados, que são, em sua maioria, cortados por vales e rios. Os vales e rios secos da região acumulam águas no período das chuvas, assim como as colinas monolíticas situadas ao norte do município e encontradas na maior parte do território da província.
O território de Benguela também possui diversos cursos de água, que, por sua vez, são influenciados pelas quatro bacias hidrográficas encontradas na província, como as bacias do Cubal, da Handa, da Catumbela e do Coporolo. Há ainda, formações de estepe encontradas na vegetação do município, assim como formações de florestas abertas e savanas arborizadas.
VER ONLINE
DESCARREGAR