Turistas durante a feira de artesanato do Dondo - Foto: Angop
Luanda - Os turistas que visitam o país devem pagar uma taxa que lhes permita desfrutar da beleza e do ambiente angolano, defendeu hoje, segunda-feira, em Luanda, o presidente da Associação dos Hoteleiros de Angola, João Gonçalves.
Em declarações à Angop, a propósito do tema “Ecoturismo e a Economia”, João Gonçalves pontualizou que existem pessoas que tratam destes locais que devem ser estimuladas, ao mesmo tempo que o Estado deve beneficiar com um determinado imposto ainda que irrisório.
“O Estado deve se beneficiar de um montante, ainda que irrisório, mas é necessário fazer isso. Os turistas entram e usufruem do nosso meio, por isso devem deixar algum capital. Ao longo destes anos imaginem os milhares de kwanzas que temos perdido. Tem que haver um equilíbrio neste sentido”, realçou.
João Gonçalves ressaltou igualmente a necessidade de se criar nas pessoas o hábito da cultura e protecção do ambiente, uma vez que o país possui enormes potencialidades que devem ser preservadas para que todos possam beneficiar .
Em relação aos custos que acarretam a reabilitação de vários locais turísticos, disse que o importante é investir no ser humano para fazer um trabalho de qualidade. “É necessário pôr de parte os custos, uma vez que o mais importante é a educação dos jovens em todos os aspectos para que possam manter bons hábitos e principalmente lidar com as coisas da natureza”, sublinhou.