1 Room, 2 Adultos (Mudar)
Room,Quartos,Adulto,Adultos,Criança,Crianças

Aqui pode encontrar soluções de Rent-A-Car de nossos parceiros.

Marque sua viagem mas antes escolha os locais a visitar.

Relatório da ONU destaca importância do turismo para a recuperação económica em 2022

Relatório da ONU destaca importância do turismo para a recuperação económica em 2022

O importante papel que o turismo desempenhará na recuperação das economias nacionais e do comércio global foi destacado na edição de 2022 do relatório World Economic Situation and Prospects (WESP) das Nações Unidas. Com base em dados da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), o WESP destaca a importância do setor para a economia mundial e particularmente para as economias em desenvolvimento, incluindo os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS).

Após uma contração global de 3,4% em 2020 e uma recuperação de 5,5% em 2021, a economia mundial deverá crescer 4% em 2022 e depois 3,5% em 2023. Dada a sua importância como uma importante categoria de exportação (antes da pandemia turismo foi o terceiro maior do mundo, depois de combustíveis e produtos químicos), e reconhecendo seu papel como fonte de emprego e desenvolvimento económico, a recuperação do setor deverá impulsionar o crescimento em todas as regiões do mundo.


O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “A parada repentina no turismo internacional causada pela pandemia enfatizou a importância do setor tanto para as economias nacionais quanto para os meios de subsistência individuais. O principal relatório da ONU faz uso de dados e análises da OMT para avaliar o custo do declínio do turismo e ilustra o quão importante será o reinício do turismo em 2022 e além.”

Empregos, crescimento económico e igualdade, todos atingidos
A última edição do relatório Situação Económica Mundial e Perspectivas da ONU usa dados importantes da OMT sobre chegadas de turistas internacionais e receitas de turismo para ilustrar como o impacto da pandemia foi sentido além do próprio setor. As chegadas de turistas internacionais caíram 73% em 2020, caindo para níveis não vistos há 30 anos. E embora o turismo tenha registrado uma melhora modesta no terceiro trimestre de 2021, as chegadas internacionais entre janeiro e setembro de 2021 ainda estavam 20% abaixo dos níveis de 2020 e 76% abaixo dos níveis de 2019 (resultados do ano completo de 2021 a serem divulgados pela OMT em 18 de janeiro).


A crise teve um impacto devastador no emprego, inclusive em hotelaria, serviços de viagens e comércio varejista. Afectou desproporcionalmente grupos vulneráveis, incluindo jovens e trabalhadores migrantes, bem como trabalhadores com menor nível de escolaridade e competências. A exacerbação da divisão de género é evidente, especialmente nos países em desenvolvimento, com as mulheres vendo maiores declínios no emprego e na participação na força de trabalho do que os homens.

Diversificação para recuperação
Analisando ainda mais o papel do setor na recuperação económica, o relatório da ONU observa que muitos destinos, em particular os países dependentes do turismo, precisarão diversificar seu turismo ao longo de 2022 e além. Mais uma vez com base na análise da OMT, a publicação mostra quantos destinos estão desenvolvendo o turismo doméstico e rural para ajudar as economias locais em áreas rurais e deprimidas a impulsionar a criação de empregos e proteger os recursos naturais e o património cultural, ao mesmo tempo em que capacita mulheres, jovens e indígenas povos. Além disso, o relatório observa como os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento podem tomar medidas para garantir que as empresas e trabalhadores locais retenham mais dos benefícios económicos que o turismo internacional traz, observando, por exemplo, que esse “vazamento de turismo” equivale a cerca de 80% de todo o dinheiro gasto por turistas na região do Caribe.


Portal oficial: https://www.unwto.org/news/un-report-underscores-importance-of-tourism-for-economic-recovery-in-2022