Moçamedes - A ministra do Turismo, Ângela Bragança, considerou domingo que a província do Namibe pode ser desenvolver o sector turístico, pelo facto desta apresentar inúmeras potencialidades, como o mar, sol, deserto, a planta "welvitchia mirabilis", parque do Yona e o porto para atracagem de navios cruzeiros.
Ângela Bragança falava aos órgãos de comunicação social, após a sua chegada hoje à província do Namibe, para dirigir o fórum regional sobre o turismo que a região vai acolher no próximo dia 27 do mês em curso.
Disse que o Namibe tem tudo para desenvolver o sector turístico, por estar próximo de cidades com grande potencial que encantam qualquer turista, como por exemplo a área de Okavango/Zambeze (Cuando Cubango), que hoje constitui o centro das atenções do mundo.
“Realizar o dia do turismo no Namibe e sobretudo dar ênfase à realização do turismo regional para nós constitui um chamariz importante e virado também para aquilo que a OIMT pretende exaltar e chamar atenção aos operadores, para que se tenha em atenção o potencial que as novas tecnologias oferecem, para se institucionalizar toda esta área do turismo”, acrescentou.
Em relação ao projecto do Okavango/Zambeze, a ministra afirmou existir uma atenção especial por parte do Executivo, que pretende desenvolver e valorizar aquela região da província do Cuando Cubango.
Entretanto, a ministra apontou a Namíbia, Botswana e outros países da região como fortes parceiros no desenvolvimento do turismo angolano.
Disse ser importante trabalhar para que o turismo nacional tenha projecção nestes países e possa ser integrado no turismo internacional .
De acordo com a ministra, estes países são grandes receptores de turistas e querem também integrar Angola nesta rota, pelo facto de albergar o projecto Okavango/Zambeze.
A ministra da Hotelaria e Turismo desloca-se esta segunda-feira ao município do Virei, 133 quilómetros a leste da província do Namibe, onde visitará a gruta e pinturas rupestres do Tchindohulu, e ao parque do Yona onde vai inteirar-se do funcionamento de alguns aldeamentos turísticos implantados nesta localidade.
No município do Tômbwa, a ministra e sua delegação visitará a “"welvitchia mirabilis", colinas e Lagoa do Arco. No seu terceiro dia de trabalho, quarta-feira, a governante visitará em Moçamedes o parque de campismo e alguns sítios históricos da cidade.
O fórum regional sobre o turismo contará com a presença dos representantes das províncias do Namibe, Huila, Cunene e Cuando Cubango.
Fonte: ANGOP
Informações: