Luena - Um roteiro para recepção dos 60 turistas que escalam a cidade do Luena, a 26 do mês em curso, foi definido pela Comissão Nacional Multissectorial para a Recepção do Comboio Turístico.
Em declarações à Angop, antes de partir para o município fronteiriço do Luau, o coordenador da comissão, Afonso Henriques dos Santos Vita, explicou que os turistas têm chegada prevista para as 20 horas de 26 de Julho (sexta-feira) na cidade do Luena.
O roteiro turístico inclui, entre outros locais históricos culturais, o Monumento a Paz e a Sé Catedral da Igreja Católica.O programa inclui igualmente uma feira no Monumento a Paz, para que os turistas adquiram artigos artesanais, de modo a eternizar a sua passagem pela cidade de paz.
O também director nacional de infra–estruturas e produtos turísticos do Ministério do Turismo adiantou que os turistas, que viajam num comboio de luxo, vão poder tomar contacto com a situação turística e cultural do Moxico.
Aconselhou os cidadãos localizados ao longo do Corredor do Lobito a prestarem aos mesmos um acolhimento agradável, à maneira angolana, para que o país possa, futuramente, receber outras visitas do género.Informou que o país vai receber dois grupos de turistas, sendo o primeiro o que entra via Luau (Moxico) e o segundo, com o mesmo número de turistas (55 ou 60), via Luanda, através de navios cruzeiros.
Por seu turno, a directora de Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, aconselhou o Gabinete Provincial da Cultura do Moxico a mobilizar músicos e outros agentes culturais para exibirem a identidade cultural local e, desta forma, incentivar os turistas a valorizarem e divulgarem, nos seus países, a cultura nacional.A representante do Ministério da Cultura na comissão apelou, por esta razão, aos artesões para não inflacionarem os preços.
A comissão multissectorial, criada para facilitar a entrada dos navios cruzeiros e do Comboio Turístico em Angola, partiu esta manhã para o município fronteiriço do Luau.
Fonte: Angop