1 Quarto, 2 Adultos (alterar)
Quarto,Quartos,Adulto,Adultos,Criança,Crianças

Aqui pode encontrar sugestões de Rent-a-Car por provincia.

Marque sua viagem mas antes escolha os locais a visitar.

“CONHEÇA O NOSSO PENSADOR”

FOTO: Jorge Nunes
FOTO: Jorge Nunes

A escultura designada” O Pensador” é uma das mais belas estatuetas de origem tchokwe, constituindo hoje um referencial da cultura angolana e um símbolo da cultura nacional.

Esta escultura representa a figura de um ancião que pode ser uma mulher ou um homem, concebida simetricamente com a face ligeiramente inclinada para baixo, exprime um subjetivismo intencional porque, em Angola, os idosos ocupam um estatuto privilegiado representando a sabedoria, a experiência de longos anos e o conhecimento dos segredos da vida.
Conta-se que a estátua tem a sua origem no nordeste de Angola onde existe o cesto de adivinhação (ngombo), e o adivinhador usa pequenas figuras, esculpidas em madeira para determinar a sorte do consulente curiosamente, foram estas figurinhas que vieram a inspirar a famosa figura nacional.

O pensador é uma estatueta normalmente feita de madeira e é conhecida entre os Tucôwe do leste de Angola como “Kuku” Kuku caracteriza supostamente uma mulher de idade, sentada com os cotovelos sobre os joelhos e mãos na cabeça (tal como se estivesse a pensar). Crê-se que a sua forma oval está associada à ligação do Homem com as forças da natureza.
Esta estátua tem um grande elo às preces dos adivinhos por ser um dos inúmeros amuletos que serviam para adivinhação ou segundo as tradições, para invocar espíritos dos antepassados que davam respostas aos mesmos. Devido à enorme elegância e beleza que esta peça única possui foi-lhe atribuída pelo nosso país um valor cultural e outro económico, tornando-se assim num dos símbolos nacionais cultural, pois a estatueta foi aceite como símbolo da cultura nacional em 1984, e económico porque é um dos elementos de autenticidade da nossa moeda. Hoje, pode-se adquirir estas estatuetas em galerias, lojas e
feiras de artesanato, em diferentes dimensões e materiais, como lembrança de Angola.

Por: Oyono Antônio


Huíla Hoteis na Zona