Roteiro Lubango

Roteiro Lubango

1 dia no Lubango - Conhecer os principais pontos turísticos da cidade e arredores

Lubango (denominada Sá da Bandeira até 1975) é uma cidade e um município do sul de Angola, situada no planalto da Huíla. É a capital da província da Huíla. Tem cerca de 318 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de Quilengues, a Este pelo município de Cacula, a Sul pelos municípios de Chibia e Humpata, e a Oeste pelo município da Bibala. É constituído pelas comunas de Lubango, Arimba, Hoque e Huila. 

...... da Serra da Leba à Tundavala passando pelo Cristo Rei,.....

João António de Aguiar realizou o plano de urbanização da cidade, uma das mais belas de Angola. Para além do Lubango, apreciadores apontam a Huíla como uma das mais belas regiões de Angola, contendo, de facto, as mais cantadas paisagens de Angola, como a serra da Leba, a Fenda da Tundavala ou a Nossa Senhora do Monte.

História

Data de 1627 o primeiro contacto europeu com as terras do planalto angolano. A soberania portuguesa iniciou-se em 1769 com a criação do presídio de Alva Nova. Os primeiros sinais de povoamento europeu são dos boers, por volta de 1880. Pouco depois surgiram os madeirenses que, em 19 de Janeiro de 1885, fundaram a colónia de Sá da Bandeira. A 2 de setembro de 1901, Sá da Bandeira foi elevada à categoria de vila e tornou-se a sede capital da província da Huíla. Só é cidade a 31 de maio de 1923, quando o Caminho de ferro do Namibe, depois de vencer o deserto e a serra, atingiu finalmente o planalto.

A forte presença da colonização faz com que ainda hoje se diga que a Huíla é a província mais "branca" de Angola. É de referir que as mais fortes presenças de colonização acontecem normalmente no litoral, tornando-se a Huíla uma excepção. Actualmente encontram-se na Huíla grupos de origem portuguesa mantendo as suas tradições e vestígios da pronúncia madeirense. A família étnico-linguística Nhaneca-Humbe de cultura Bantu, encontra-se bem representada na antiga província da Huíla, nomeadamente o povo Mumuíla.

Economia

A agricultura foi o primeiro objectivo de Sá da Bandeira, sendo o trigo a maior produção. No entanto, o gado tornou-se rapidamente a maior riqueza da região. O boi é ainda hoje um símbolo de riqueza. Quando os transportes passaram a ser mecânicos e as estradas boas vias de acesso, fixou-se o comércio e rapidamente também a indústria. Assumiram a liderança os curtumes e as moagens. A metalurgia, o calçado, a banha, a salsicharia, as cerâmicas, as madeiras e os refrigerantes, seguiram-se em importância.A economia de Lubango é hoje baseada principalmente na agricultura de cereais, frutas e legumes. Tem também algumas industrias de manufactura especializadas em embalagens de alimentos.

Clima

Estando aproximadamente a 1.790 metros acima do nível do mar, Lubango é a cidade mais elevada de Angola. Possui um Clima Oceânico ou Tropical de Altitude tipo Cwb por consequência de sua própria altitude que o modifica. Durante o dia o clima é moderadamente abafado, mas à noite as temperaturas são consideravelmente mais baixas. Com temperatura média anual de 18°C é provavelmente a cidade com o clima mais ameno e temperado de Angola. Anualmente é comum a ocorrência de extremos de 1°C até 34°C. Junho e Julho são os meses mais frios, com eventuais geadas. As chuvas mais intensas ocorrem geralmente entre Dezembro e Março, os meses mais quentes são Setembro, Outubro e Novembro. Em zonas de alta atitudes como a serra da Leba e serra da Chela as temperaturas podem baixar bruscamente de 10 a -5 graus durante a noite.


  • Promoções Especiais

Galeria

 

Informação Util:


Duração: 1 dia

Distancia:  +- 137 km


Custos: Portagem da Leba

Tipo de Viatura: Turismo

Acessos: Estrada

Informações de Alojamento: Aqui 


Percurso Sugerido

Dia 1
  • - Saida do Hotel
  • - Igreja nossa Senhora do Monte
  • - Tundavala
  • - Cascata da Tunda Vala
  • - Barragem das Neves
  • - Espalnada Chalé
  • - Almoço em restaurante à escolha - Sugerimos o Restaurante Kimbo do Soba pela sua tipicidade e pratos ou o Restaurante Tundavala (Caminho para a Tundavala)
  • - Sê Catedral
  • Cristo Rei
  • - Serra da Leba
  • - Cascata da Leba
  • - Retorno ao Hotel
Artesanato

Para este roteiro recomendamos:

- Area em Construção

O que provar

Para este roteiro recomendamos:

Area em Construção

Informações Úteis

Para este roteiro recomendamos:

- Roupa leve e confortavel

- Calçado desportivo de preferencia

- Uso de chapeu

- Uso de Protectos solar

- 1,5 lts de agua por participante

Observações:

Artigo ainda em Construção

LINHA DE APOIO - hoteisangola.com


  931 510 510    931 510 510 - Guardar contacto

O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510  -  991 510 510

O Linha de Apoio está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Esta Linha de Apoio destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Email

Suporte por Email


       

Suporte por SKYPE



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido