Malanje (por vezes erroneamente grafada como Malange) é uma cidade e município de Angola, capital da província de Malanje.
A palavra "Malanje", teria vindo da língua quimbunda antiga, e teria como significado o termo "as pedras" (ma-lanji) existindo, porém, várias versões sobre a origem do nome Malanje.
A versão mais conhecida afirma que antes da colonização portuguesa o rio Malanje (ou rio Cadianga) foi atravessado por mercadores e, como na época não existiam pontes, as pessoas tinham que passar pelos rios em cima de pedras. Após atravessar o rio, os mercadores avistaram os moradores locais, os perguntando qual era nome do rio, a que os moradores responderam "Ma-lanji Ngana" (são pedras, Senhor).
A região de Malanje era no passado parte do reino da Matamba, um estado poderoso que confrontou o Império Português até meados do século XIX, quando finamente caiu.
Aqui temos alguns dos pontos dessa linda província.
Parque Nacional da Cangandala
Link: VER AQUI |
Pedras Negras
Link: VER AQUI |
Ruínas da Fortaleza de Pungo-Andongo
Link: VER AQUI |
Barragem de Kapanda![]() A instalação gera energia utilizando quatro turbinas e 130 megawatts (170 000 hp) cada, totalizando capacidade de 520 megawatts (700 000 hp). A hidroelétrica é operada pela companhia estatal Empresa Pública de Produção de Electricidade(PRODEL-EP). Seu centro de operações fica na vila de Capanda, no município de Cacuso, em Malanje. Link: VER AQUI |
Igreja centenária construída em Malanje
No decreto de classificação da Igreja de Nossa Senhora de Assunção de Malanje, assinado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, com data de 8 de Maio, aquele templo é reconhecido com “uma das mais belas representações da arquitetura religiosa-histórica” da época. Link: VER AQUI |
Quedas de Kalandula![]() Link: VER AQUI |
Localização:
Alojamento