Sector do Turismo obteve 9 mil milhões de kwanzas

FOTO: DR
FOTO: DR

Nove mil milhões de kwanzas é o valor das receitas arrecadadas pelos serviços de hotelaria e turismo do país, no terceiro trimestre de 2019, um decréscimo de três mil milhões de kwanzas em relação ao período homólogo de 2018.

Apesar da queda registada, as receitas dos serviços hoteleiros e similares poderão representar, em 2020, cerca de 0,8 por cento do PIB, afirmou à Angop o director do Gabinete de Estudos de Planeamento e Estatística (GEPE) do Ministério do Turismo, Mário Jacob Santos.
Nos últimos quatro anos, prosseguiu o director, o desenvolvimento do sector turístico sofreu por influência negativa da desaceleração da economia a nível internacional, com reflexos de contracção na actividade económica, o aumento exponencial das taxas de inflação, degradação dos indicadores do sector fiscal e a redução significativa das reservas internacionais líquidas.
Segundo Mário Jacob Santos, esta situação fez com que as metas do sector preconizadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2013/2017 não fossem alcançadas, mas espera-se que, em 2020, o cenário mude, tendo em conta que a projecção de crescimento é de 5,8 por cento.
Frisou que os resultados do sector espelham uma forte redução na entrada de turistas face a 2018 e que, no período em referência, o número de pessoas empregadas no sector reduziu 15 por cento e o investimento em novas unidades retraiu 34 por cento.
Para mudar o actual cenário, o director informou que a estratégia traçada no PDN para o sector está alinhada com o Plano Estratégico de 2025, que tem por objectivo obter recursos turísticos numa base sustentável, com o máximo de benefícios sociais e económicos para os angolanos.
O número médio de entrada dos últimos três anos é de 215 mil, sendo que a taxa média estabelecida no PDN é de cerca de 512 mil turistas por ano.





Fonte: Jornal de Angola





  • Promoções Especiais









Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido