Miradouro da Lua volta a atrair turistas

 FOTO- AIB KOSTADIN
FOTO- AIB KOSTADIN

Luanda - Centenas de turistas, angolanos e estrangeiros, afluem todos os dias ao Miradouro da Lua, no distrito dos Ramiros, município de Belas, em Luanda, depois de ter sido reabilitada este ano.


O Miradouro da Lua é um ponto turístico de paragem obrigatória para quem se dirige de Luanda à Barra do Kwanza ou às praias do Cabo Ledo.

Até ao princípio de 2019, o local encontrava-se em avançado estado de degradação e abandono, devido a uma ravina que avançava para o centro do espaço e as grandes quantidades de lixo doméstico depositados no local.

Em ronda feita no local, a Angop constatou que a ravina foi fechada e no local foram instaladas zonas circulares de proteção, onde o turista, sem perigo, pode observar a paisagem.

Em 2018, durante uma visita efectuada a sul de Luanda, a ministra da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, pediu a interdição do Miradouro da Lua, por apresentar avançados sinais de degradação.

No local, alguns turistas disseram que o Miradouro da Lua é um local de paragem obrigatória, para fazer fotografias e apreciar a vista deslumbrante que faz lembrar a paisagem lunar.  

Apesar da reabilitação, o ambientalista Carlos Alberto de Almeida afirma ser importante reter que a vegetação é importante para ajudar a manter a firmeza do solo.

Já a faixa de rodagem da mesma estrada, que dá acesso a foz do Rio Kwanza e a Cabo Ledo, encontra-se em avançado estado de degradação.

Com cerca de cinco quilômetros, a estrada encontra-se completamente esburacada e quase sem asfalto, tornando a viagem penosa, constatou a Angop.

O funcionário de um resort nas imediações, Manoel Figueiredo, apontou o mau estado da estrada como um dos principais factores que condiciona a frequência de visitantes ao local, com diversidade da fauna e flora e onde se verifica o encontro entre as águas do rio e mar.

O turista Mendes de Almeida, de nacionalidade portuguesa, é de opinião que o investimento público-privado é necessário.

Acrescentou que a falta de investimentos inibe até certo ponto as visitas e a rentabilização das áreas turísticas, apesar dos reiterados apelos do Governo ao empresariado nacional e internacional.

Localizado a 40 quilómetros a sul do centro da cidade de Luanda, o Miradouro da Lua foi eleita, em 2015, uma das sete maravilhas naturais de Angola.


Fonte: Angop


  • Promoções Especiais



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido