Diversidade cultural marca concerto de música e dança tradicional

Foto: Morais Silva
Foto: Morais Silva

Moçamedes - A diversidade rítmica e a riqueza da música e da dança tradicional da região sul de Angola esteve em evidencia, na noite deste sábado, durante o III concerto de música e dança tradicional, numa promoção do Ministério da Cultura.

Sete grupos, com destaque para Os Elalakanodo, do município de Namacunde, província do Cunene, constituído só por raparigas com idades entre os 10 aos 13 anos, mostraram em palco, durante uma hora, o valor da raiz cultural do país, numa simbiose ao som e ao ritmo do ngoma “batuque”.

Apesar da idade, as integrantes do grupo deram, durante a sua actuação, uma verdadeira aula de dança tradicional, mostrando ao público, sem complexo, o poder da música e dança tradiciona local, com passos e toques que levaram alguns presentes a tentarem seguir o compasso.

Com uma plateia considerável no largo 1 de Maio, local que acolheu o evento, os grupos, que tiveram cada um 20 minutos de exibição, justificaram as razões da presença em Moçamedes.

Com uma miscelania entre adultos e jovens, ficou em evidência a passagem de testemunho destinada a preservação da essência da cultura angolana.

O Concerto de Música e Dança Tradicional Angolana é uma parceria com a Imogestin e tem como objectivo a promoção e divulgação da música e dança tradicional, de formas a que se valorize este rico e diversificado património imaterial angolano, assim como visa resgatar e preservar os aspectos culturais e da identidade nacional.


Fonte: Angop



  • Promoções Especiais



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido