A Campanha Reviver está a fazer 10 anos de existência

A Campanha Reviver está a fazer 10 anos de existência

A Campanha Reviver está a fazer 10 anos de existência.

Escolhemos o dia 23 de Agosto de 2018 - DIA INTERNACIONAL DA ABOLIÇÃO DO TRÁFICO NEGREIRO para comemorar.

O Local eleito para esta celebração é o CCBA e a Rua dos Mercadores, na Baixa de Luanda/Coqueiros.

Vamos ter literatura, pintura, cinema, fotografia, música, gastronomia, dança, capoeira e outras surpresas!!

Entrada Livre!

O que é o CCBA? 

É um antigo edifício da Baixa Luandese, o antigo “Grande Hotel de Luanda” que estava em ruínas e foi completamente recuperado e onde é agora o Centro Cultural Brasil Angola. 

Situado na Rua Cerveira Pereira, Coqueiros, o Grande Hotel de Luanda teve um grande salão de jogos, um pátio com esplanada e bar. 

Quem circula hoje pela Rua Cerveira Pereira é impossível não reparar na beleza do edifício onde abundam elementos da “art deco” e da arquitectura do ferro. Este edifício é Património histórico-cultural do país. 

Nos dias de hoje está aberto ao Público e conta com uma ampla biblioteca e sala de estudo, anfiteatro/ sala de cinema, sala de exposições e muitas actividades culturais de entrada livre.

O que é a Rua dos Mercadores? 

Localizada na parte baixa da cidade de Luanda (zona histórica), junto à Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, hoje Sé de Luanda, a Rua de Mercadores foi classificada de “ Imóvel de Interesse Público” pela portaria nr. 9689, publicada no Boletim Oficial nr. 7 de 13 de Fevereiro de 1957.

Esta Rua é uma das antigas artérias da cidade que conserva, apesar de algumas destruições muito recentes provocadas pela euforia do crescimento económico, alguns dos exemplares da arquitectura tradicional do nosso passado. Sugere ainda a antiga fisionomia e características dos primitivos arruamentos de Luanda antiga, mesmo apesar da introdução de alguns edifícios com arquitectura mais moderna.

As casas desta rua eram, na sua generalidade, do tipo sobrado, em que o seu uso correspondia, regra geral, à seguinte distribuição funcional: o piso térreo para o comércio e o piso superior como residência. Possuíam pequenos quintais comparando com outros sobrados setecentistas, mais majestosos, do Bairro dos Coqueiros com acomodações para os escravos domésticos da época.

A “Rua dos Mercadores”, nasce por volta dos finais do século XVII  e princípios do século XVIII sofrendo algumas modificações nos séculos seguintes.

Na expressão de Cadornega, era a “Zona dos homens de negócio “ que servia a Nossa Senhora dos Remédios “ com muito dispêndio de suas fazendas”.
Após a Independência, “a Rua dos Mercadores ” chegou a  ser proposta, pelo então Secretário do Conselho Nacional de Cultura, António Jacinto, para que fosse recuperada e requalificada para albergar e apoiar os homens das artes, os poetas, escritores e pintores angolanos.

Segundo apurámos, nos finais dos anos 80, um dos edifícios desta Rua foi sugerido para servir de Museu dos Petróleos após um estudo de reabilitação, restauração e levantamento arquitectónico do falecido arquitecto Carlos Ferrão.

Quem não se lembra do típico restaurante espanhol, quase ao fundo da rua, gerido pelo jornalista búlgaro Nikola Vadjon, com a maravilhosa entrada de gambas à  l` àjillo ?

A nossa Luanda criou, tal como as mais diferentes cidades, ao longo dos tempos, o seu centro histórico, constituído por lugares, itinerários, sítios e monumentos.

Aproveitamos pois, esta ocasião, para renovar a necessidade urgente de revitalização do conjunto de património que ainda resta, com vista à sua preservação e à garantia da manutenção da história colectiva da cidade.

Por uma Luanda com alma, preservemos o nosso património cultural e arquitectónico.

 


  • teste

Informações:

LINHA DE APOIO - hoteisangola.com


  931 510 510    931 510 510 - Guardar contacto

O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510  -  991 510 510

O Linha de Apoio está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00
  • - Sabados das 09H00 as 18H00
Esta Linha de Apoio destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turisticos.
Suporte por Email

Suporte por Email


       

Suporte por SKYPE



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido