Batalha do Cuito Cuanavale destacada em colóquio

Luanda - O contributo para a libertação da África Austral resultante da batalha do Cuito Cuanavale foi destacada hoje no segundo dia da semana cultural do 25° aniversário da democracia na África do Sul, que decorre em Luanda.

Segundo os especialistas do painel, depois do período da guerra fria em que cada parte contava a sua versão dos factos, hoje com a paz deve ser incentivada a cultura de mais pesquisas sobre as batalhas registadas e tirar delas vantagens que transformaram a região.

Para o director executivo do instituto para democracia da Africa do Sul, Mxolisi Ndiovu é muito importante analisar as trocas de experiência dos dois países pois a África do Sul e Angola contribuíram para libertação dessa  região.

Para Mxolisi Ndiovu depois do período da guerra fria em que cada parte contava a sua versão, é momento de mudar a história.

Acrescentou que a batalha do Cuito Cuanavale foi fundamental e é uma honra abordar algo que marcou a história dos nossos países.Segundo o responsável é preciso incentivar a investigação para que mais estudos sejam feitos sobre diversas batalhas.

Por sua vez, o angolano, docente da Universidade Agostinho Neto, João Lourenço realçou que desde 2002 que há maior envolvimento ao sítios ligados a luta de libertação altura em que foi classificado local histórico a Batalha de Kifangondo e outros com a mesma dimensão.Segundo ele, esses lugares envolvem bases militares, campos prisionais, reuniões e clandestinas.

Participaram do evento o secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão, directores nacionais de diversas instituições e outras entidades convidadas.

A célebre Batalha do Cuito Cuanavale um dos mais sangrentos confrontos militares da guerra pós independência angolana, ocorrida entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988.

Fonte: Angop


  • teste



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido