Angola com mais de mil monumentos e sítios inventariados

MONUMENTO HISTÓRICO NACIONAL
MONUMENTO HISTÓRICO NACIONAL

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tem inventariado 1.357 bens culturais para ser classificados como monumentos e sítios nacionais, por constituírem vestígios das cidades e acções humanas do passado que devem ser partilhadas.


Os dados constam numa nota deste departamento ministerial sobre o Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, na qual avança que a gestão, preservação e valorização do património existente, bem como a salvaguarda e divulgação do património nacional constituem desafios do sector, que pretende continuar a incentivar a investigação científica e fomentar o turismo, de modo a agregar conhecimento e demais recursos necessários à implementação dos programas e projectos em curso.

O ministério adianta que a data deve servir para reflexão para todos os actores públicos, do sector privado e cidadãos sobre a responsabilidade individual e colectiva de preservar para partilhar os monumentos e sítios de Angola.

O departamento ministerial enfatiza os progressos alcançados neste domínio, em particular, a classificação de 280 bens culturais como património cultural imóvel, a inscrição de um bem como património mundial e a inscrição de três bens na lista indicativa da UNESCO.

“Angola possui um vasto património histórico, cultural e natural que integra igualmente as paisagens naturais, bem como uma extensa fauna e flora, que são partilhadas entre comunidades de diversos países vizinhos e servem de base ao reconhecido ecoturismo na região.”, lê-se na mensagem.

O 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os Estados membros a diversificar, proteger e conservar o património cultural.



Fonte: Angop



  • Promoções Especiais



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido