107 monumentos esperam por classificação

FOTO :Santos Pedro | Edições Novembro
FOTO :Santos Pedro | Edições Novembro

O Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Bengo inventariou 107 monumentos e sítios para cadastramento e classificação como património cultural nacional.

Segundo uma fonte do referido Gabinete, o município piscatório do Ambriz conta com cinco monumentos e sítios cadastrados, nomeadamente a Fortaleza do Ambriz, Antiga Câmara Municipal, Casa dos Escravos, Igreja de São José e a zona histórica.

No município do Dande, onde está a capital da província do Bengo, estão cadastrados dois monumentos, a Igreja de Santa Ana, o segundo maior Santuário de peregrinação Mariano em Angola, e Edifício do Chalé, onde funciona a sede do governo da província.
A província do Bengo controla sete monumentos e sítios históricos classificados pelo Ministério da Cultura, sendo que os dois localizados no Dande e os três em Ambriz estão em bom estado de conservação, enquanto os demais carecem de reabilitação urgente.
A fonte do Jornal de Angola disse que o turismo cultural consta do roteiro turístico, que embora tímido é frequentado por alguns turistas que se fazem à estrada a caminho da região para conhecer de perto o Memorial dos Heróis da Pátria tombados na 1ª Região Político-Militar, Museu da Tentativa e a Região dos Príncipes dos Dembos.
No que diz respeito ao turismo cultura, avançou a fonte, constam, também, as Festas da Lagoa da Ibendua, conhecido por oferecer enormes quantidades de Cacusso, a Pedra Verde, símbolo do Jacaré Bangão que pagou impostos, e o Carnaval, que faz dançar anualmente a população ao som da kazucuta, varina e maringa.
A preservação dos monumentos e sítios históricos permite às gerações vindouras manterem contacto com a história do país, assim como constituem fontes de consultas bibliográficas por parte dos investigadores nacionais e estrangeiros.






Fonte: Jornal de Angola









  • teste









Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido