Parque Nacional do Iona

img: http://www.biodiversidade-angola.com/
img: http://www.biodiversidade-angola.com/

Em pleno deserto do Namibe

Localizado no Sul de Angola, a cerca de 200 km da cidade do Namibe, entre o Oceano Atlântico e os rios Cunene e Curoca, o Parque ocupa uma área de 15.150 km². A sede da futura administração do Parque é nas Espinheiras, encontrando-se, neste momento, em reabilitação.

Parque Nacional do Iona apresenta uma biodiversidade rica, possuindo uma fauna onde, actualmente, são facilmente avistadas manadas de cabras de leque (Antidorcas marsupiales), orix (Oryx gazella), capotas (Numida meleagris), zebras (Equus zebra), avestruzes (Struthio camelus), entre outros. O orix é o símbolo do Parque.

Apresenta ainda uma flora diversificada , destacando-se a Welwitschia mirabilis, uma planta endémica do deserto do Namibe e que simboliza a Região Sul de Angola e Norte da Namíbia.

Geografia

O Parque Nacional de Iona estende-se desde as dunas de areia junto ao Oceano Atlântico, até às montanhas Tchamalinde, ao Leste do mesmo. O centro do Parque é constituído por planícies abertas. A pluviosidade média anual varia entre 100mm a 500mm, aumentando à medida que nos afastamos do mar. Existem trinta e uma fontes naturais dentro do Parque.

História

O Parque Nacional de Iona foi estabelecido como Reserva de Caça em 1937 e transformado em parque nacional em 1964. Em 2001 começou a receber visitantes, em viagens organizadas a partir da Namíbia.

Antes da independência de Angola e a Guerra Civil Angolana, Iona era um "paraíso animal, rico em caça grossa". No entanto, a caça ilegal e a destruição das infra-estruturas têm causado danos consideráveis ao parque.

Biosfera

Existem três tipos de vegetação: anharas, dunas com arbustos e planície de savana com pequenos arbustos. Abunda a Welwitschia, planta que pode atingir mais de mil anos de vida. O parque também é conhecido por flora única e incríveis formações rochosas.

O antílope emblemático do Parque é a palanca negra gigante (Hippotragus niger), praticamente extinta, mas existem outros mamíferos como o elefante, leão,gazela rinoceronte negro, onça, hiena, gelengue,mabeco,chita,crocodilos,impalas, e várias espécies de zebras.

Galeria:

Localização:

Alojamento:

Namibe Hoteis na Zona



Falesia
Artigo anterior
Falesia
Lagoa dos Arcos
Artigo seguinte
Lagoa dos Arcos

Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido