Barragem de Kapanda

Barragem de Kapanda

Central Hidroelétrica de Capanda é uma central hidrelétrica sobre o rio Cuanza, entre as províncias de Malanje e Cuanza Sul, em Angola.
A instalação gera energia utilizando quatro turbinas e 130 megawatts (170 000 hp) cada, totalizando capacidade de 520 megawatts (700 000 hp).
A hidroelétrica é operada pela companhia estatal Empresa Pública de Produção de Electricidade(PRODEL-EP).
Seu centro de operações fica na vila de Capanda, no município de Cacuso, em Malanje.

História

O planeamento para construção de uma hidroeléctrica na média bacia do Cuanza partiu inicialmente de Portugal, que fez os primeiros levantamentos topográficos do traçado da barragem, bem como projetos, em 1965. Esta fase inicial foi levada a cabo pela empresa portuguesa COBA. O projeto previa a construção de uma barragem em arco, baseada em dois declives de gravidade. O projeto português não teve êxito por conta do início da Guerra de Independência de Angola.

Em 2 de setembro de 1982, Angola assinou um acordo intergovernamental soviético-angolano para um contrato-quadro de construção de uma barragem hidroelétrica. O Ministério da Energia e Petróleo de Angola constituiu um grupo de gestão para gerir o consórcio empreiteiro de Capanda, liderado pela empresa Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), que também incluía a empresa soviética Tekhnopromexport e a construtora brasileira Odebrecht. Uma das primeiras deliberações do grupo de gestão foi o descarte do projeto português, reduzindo drasticamente os custos da obra.

A construção teve início em janeiro de 1987, e previa a conclusão da barragem até o final de 1992.De abril a outubro de 1988, foi concluída a construção da escavação do túnel. No final de junho de 1989, o rio Cuanza foi bloqueado e a água fluiu para o túnel. Capanda foi concluída em 1989. O projeto passou com sucesso na inspeção dos especialistas das organizações da União Soviética, Angola e Brasil. O enchimento do reservatório foi concluído em 1º de setembro de 1992.

Mapa


Alojamento

Malanje Mais


Destinos em Angola

LINHA DE APOIO - hoteisangola.com


  931 510 510    222 780 159 -     hoteisangola_bot 

O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 08H00 às 22H00
  • - Sábados e domingos das 09H00 as 18H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510  - 222 780 159

O Linha de Apoio está disponível de:
    • - Segunda a Sexta das 08H00 às 22H00
    • - Sábados e domingos das 09H00 as 18H00
    Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Email

Suporte por Email


       

Suporte por SKYPE



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido