A noroeste do Cuvango e a norte de Dongo, eleva-se a Serra Mocoti a 1.920 metros acima do nível do mar no seu pico mais alto e entre 300 e 500 metros acima da paisagem adjacente.
Cachoeiras, florestas estreitas e desfiladeiros alinhados por palmeiras estendem-se dos planaltos para baixo, a maioria das quais cobertas por florestas abertas e pastagens. Grande parte da paisagem circundante das terras baixas é aparentemente antiga. Aqui, grandes extensões de floresta densa de miombo cobrem as colinas ondulantes.
As pastagens de parcelas abertas estão espalhadas aqui e ali, enquanto pastagens húmidas flanqueiam pequenos riachos que meandram para jusante.
A Serra do Mocoti não é apenas notável pela sua beleza mas também por permanecer quase intocada pela desmatamento para agricultura que degrada grande parte da paisagem oriental da Huíla. É o caso da montanha e os 20 a 30 quilómetros de terras baixas ao sul. Pouco parece ser conhecido sobre a vida vegetal e animal da área, e é bem provável que Mocoti e suas florestas adjacentes seja um santuário para
muitas espécies raras, talvez até organismos endêmicos que não aparecem em nenhum outro lugar.
Fonte:Livro Sudoeste de Angola / South West Angola de John & Stephie Mendelsohn
Galeria de Imagens
Localização
Alojamento