Senhora do Monte

Senhora do Monte

Corresponde à maior zona verde da cidade do Lubango, que como complexo turístico inclui uma piscina com 200 metros de comprimento, campos de jogos, dois pavilhões desportivos, um kartódromo e, como principal ponto de referência, a Esplanada- Capela e Oratório da Senhora do Monte.

A atractividade do local é verificada pela localização na sua envolvente de algumas das principais unidades hoteleiras da cidade do Lubango.

A capelinha da Senhora do Monte data de 1919 e foi restaurada em 1960 sob orientação do arquiteto José Frederico Ludovice aquando do projecto da Esplanada-Capela na Senhora do Monte datada de 1962.

A Esplanada-Capela na Senhora do Monte foi construída para suprir a necessidade de acolher um número crescente de fiéis que se deslocavam em peregrinação à capela. A solução projectada

consiste num largo recinto, escavado na encosta da serra, cujo altar e as bancadas em pedra se encontram ao ar livre, detendo ao fundo um baldaquino com o desenvolvimento de 21 metros, uma agulha de 17,6m, em betão armado, e uma estátua com 2,5m de altura e cerca de 750 quilos.

As cordas envolventes à escultura apresentam- se sob a forma de harpa, podendo simbolizar o caminho para Deus e os seus altos e baixos. Toda a obra foi construída por materiais menos nobres, nomeadamente tubos de fibrocimento e a cruz em tubo galvanizado.

O peixe simboliza a eucaristia, surgindo ao centro num pilar de base triangular, é em ferro forjado como figura central entre Nossa Senhora e a Cruz.

Mas a simbologia não termina aqui. A imagem de Maria da Esplanada-Capela está à mesma escala, como em sobreposição, com a mesma imagem de Maria do Pórtico Sul de Santa Maria de Belém do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, Portugal.

Dotada de excelentes acessibilidades e equipamentos é necessário estimular o usufruto diário do espaço e a realização de eventos que permitam uma maior divulgação.

Galeria de Imagens

Localização




Huíla Hoteis na Zona



Serra da Leba
Artigo anterior
Serra da Leba

Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido