MONUMENTO DO "CRISTO REI"

MONUMENTO DO "CRISTO REI"

A Estátua do Cristo Rei é um monumento de cariz religioso erguido a 2.100 metros de altitude num dos extremos da Serra da Chela e dedicado a Jesus Cristo, construído sobre uma base de cimento e cal hidráulica, o monumento repousa sobre uma fundação de pedras, cimento e tijolo, com dois níveis de suporte a uma escada, sendo o último o mais prático para ver a estátua.

Monumento de arquitectura religiosa, datado de 1957, erigido sob uma altitude de 2.130m, na cordilheira da Chela, frente à cidade do Lubango, com 28 metros de altura, permite ao visitante uma vista privilegiada sobre a cidade, funcionando como um miradouro 360o da também conhecida como a cidade do Cristo-Rei.

A obra foi projectada e dirigida pelo Eng. Carlos Frazão Sardinha, assente numa base de pedra, possui dois patamares ligados entre si por uma pequena escadaria, detendo 14 metros de altura.

Símbolo representativo das comunidades da Huíla, fruto da fé e da religião, em particular de afirmação do cristianismo na região planáltica da Chela e simultaneamente tido como marco de protecção, sendo o seu carácter simbólico que o torna monumento.

Prevê-se a necessidade de execução de um projecto de interpretação e correcção da paisagem: simbolismo, miradouro e património.


Foi projectado pelo Eng.ºCarlos Frazão Sardinha, inspirado no monumento ao Cristo Rei de Almada em Portugal, como simbolismo da fé e devoção ao Cristianismo. A sua construção foi concluída em 1956 e é o expoente máximo de um leque de edificações de cariz religioso erguidas pelos colonizadores nesta região de Angola. Um Cristo Redentor que abraça e contempla, o monumental Vale do Lubango... A partir do seu miradouro, também o visitante pode abraçar por inteiro a capital da província da Huíla e contemplar provavelmente o pôr-do-sol mais belo de Angola. Atualmente o monumento, para além de ser um ponto de grande atracção turística do Lubango, é também um dos pontos privilegiados de romarias religiosas. Ostenta o emblema de Património Histórico nacional que lhe foi atribuído em 2014.


Alojamento

Huíla Hoteis na Zona

Localização

Cascata da Hungueria
Artigo anterior
Cascata da Hungueria
Parque Nacional do Bicuar
Artigo seguinte
Parque Nacional do Bicuar

Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido