É um espaço histórico da cidade, localizado no Bairro do chioco a sudoeste da sede e simboliza a chega dos primeiros colonos portugueses em Angola. Fruto da presença do colono, foi erguido no local um cemitério que se distingue dos outros pelo facto de estarem sepultados os primeiros colonos. No local também foi construída uma igreja que se tornou um dos elementos importantes da presença religiosa da época no local.
A coordenada zero do Lubango é conhecida por “Barracões”. Em 1885 aqui chegaram os primeiros portugueses que fundaram a colónia Sá da Bandeira. Uma visita aos primórdios da cidade. As terras altas da Chela já eram conhecidas desde 1630. O clima e potencial agrícola chamaram desde logo a atenção lusa. Colonatos agrícolas como Alba Nova (1769) e Humpata (1882) começaram a pontilhar a região. Com a ideia de fundar uma nova área de exploração agrícola e ganadeira, a 19 de Janeiro de 1885 chegaram os primeiros colonos às terras do actual Lubango. Eram 222 portugueses vindos da ilha da Madeira. Nas margens do Caculuvar, a três quilómetros do centro da actual capital da província, levantaram duas enormes estruturas de pau-a-pique e tecto de capim (uma para homens e outra para mulheres) onde se alojaram provisoriamente. Esses “barracões” deram o nome ao lugar.
Características:
Classificação: A
Localização:
Povos:
Povos Locais: Nhaneca, Umbumdo,Ngaguela
Dialectos: Nhaneca Umbi,Umbumdo, Nganguela
Galeria
Avaliação SWOT:
Pontos Fortes: É neste momento um monumento histórico/cultura, o acesso é bom, possui iluminação quer publica quer domiciliar, ao arredor pode encontrar vários serviços de interesse publico, como bombas de combustível, pequenas lojas, escolas, condomínios residenciais e outos.
Contactos:
Alojamento