Nossa Senhora do Monte

Nossa Senhora do Monte

A Igreja Nossa Senhora do Monte, considerada um local turístico, foi erigida em 1924, sobre o monte " Mbandjela " O templo, o primeiro no município da Caála, tem à sua volta, as estações de Via-sacra, construídas em cimento e concreto armado. Dispõe de uma área de lazer, com um mirante.
A poucos quilómetros do centro da vila da Caála, este exemplo de capela no estilo rural português, de gosto regionalista, de pedra e alvenaria, caiada, foi dedicada a Nossa Senhora da Conceição, e é conhecida como Senhora do Monte. Foi restaurada recentemente (informação de 2009). Apresenta um arco ogival no alpendre, e contrafortes laterais em pedra aparente, com tratamento rústico. A silhueta está marcada pela pequena torre sineira lateral.
O Santuário de Nossa Senhora do Monte da Caála, situado no Monte Mbandjela, começou-se a construir em 1924, na altura acompanhava a referida área o Pe. Domingos Vieira Baião, Missionário da Congregação dos Padres do Espírito Santo, que na época residia na Missão Católica do Cuando. Esta obra é concretização de uma Promessa feita a Deus por um Leigo Católico, que tinha problemas de saúde. Os primeiros casamentos dos indígenas da região eram efetuados nesta capela, enquanto os brancos e outra parte da sociedade com certa evolução, eram casados na Igreja da Povoação, na sede Municipal. A partir dos anos 50, com o Pe. Lima, residente no Município e primeiro Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Caála, passou a assistir a Capela do Monte, bem como as localidades de Ngumbe, Ñgala e Mamã. Foi então que surgiram as Missões Católicas de Longonjo em 1954 e de Cassoco em 1969. Entre os anos 1959/61 a Capela teve de ser restaurada, face a destruição parcial que tinha sofrido, pois nela se tinha abrigado uma cobra gigante.
Antes de 1975, a capela era muito frequentada pelos peregrinos, principalmente na celebração das Festas da Vila da Caála. Após a Independência, surge o primeiro constrangimento: os soldados cubanos ocupam a pequena montanha, como posto avançado de observação e, consequentemente, torna-se um quartel. Ao longo dos tempos a Capela foi conhecendo muitos inquilinos, dos quais, alguns eram militares; nos momentos de relativa paz passou a servir para piqueniques de uma certa elite, que sabia onde punha os pés, por causa das minas terrestres que aí tinham sido colocadas, aquando da ocupação dos militares. Deu-se igualmente então a devastação da floresta para carvão até à retomada do Huambo pelas forças governamentais, em 1994.
Com a chegada da Paz a situação mudou. A partir de 2004 começou a pensar-se no Santuário e dar-se os primeiros passos para a reabilitação da Capela e lugar de Culto do Monte Mbandjela. O primeiro passo foi a desminagem de todo o espaço da montanha. Tinha muitas minas, pois era um ponto estratégico durante a guerra. O ato de desagravo na Capela de Nossa do Monte foi feito no dia 13 de Agosto de 2005, em ato solene presidido por Dom José de Queirós Alves, Arcebispo do Huambo, com muita gente e muito fervor. A partir de então começaram os atos de culto no Monte da Caála e começou-se a pensar na reconstrução da Capela. Estava muito destruída e precisava de uma revisão profunda em todos os aspetos, a Capela e todo o ambiente circundante.

Galeria

Localização

Alojamento

Huambo Hoteis na Zona


Destinos em Angola

LINHA DE APOIO - hoteisangola.com


  931 510 510    222 780 159 - Guardar contacto

O Live Chat Whatsapp / Viber está disponível de:
  • - Segunda a Sexta das 08H00 às 22H00
  • - Sábados e domingos das 09H00 as 18H00
Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510  - 222 780 159

O Linha de Apoio está disponível de:
    • - Segunda a Sexta das 08H00 às 22H00
    • - Sábados e domingos das 09H00 as 18H00
    Este Serviço Live Chat destina-se a esclarecer os utilizadores e prestar informações sobre unidades hoteleiras e pontos turísticos.
Suporte por Email

Suporte por Email


       

Suporte por SKYPE



Newsletter - Promoções e destaques em seu email

Cancelar

Se quer parar de receber nossa newsletters escreva o seu código de remoção. Não irá receber mais actualizações.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/ajax
Por favor, espere ...
Endereço de email inválido