Roteiro - Belize - "Quartel Militar"

Conhecer os principais pontos turísticos da Província de Cabinda

As maravilhas de Cabinda

Antigamente a Administração (Posto Administrativo Português), era no Miconge velho, actual Quartel Militar, tempo depois passando a ser na Sanga Planície, data em que o Posto Administrativo passa a ser Quartel Militar. É impossível falar do Quartel sem envolver o Município do Belize e algumas comunas a redor.

Batalhões

O primeiro Batalhão chega ao Quartel do Município do Belize, actual Matembo e é distribuído pelas várias Comunas. Sendo assim, alguns batalhões foram destacados ao Miconge a saber: Pelotão de Morteiros 2250/1970-1972, Pelotão de Morteiros 3094/1972-1974, Pelotão de Morteiros 4270 e 4271/ 1972-1973 e Batalhão Caçadores 4913/1973-1975, o último no quartel e em Cabinda até 05 de Maio de 1975, data em que o batalhão regressa a Portugal.

Combates       

O Regimento e Centro de instrução do MPLA situava-se no Congo Brazzaville na aldeia de Ilupanga na zona de Pacassa. O MPLA combatia contra o colonialismo Português o qual marcava emboscadas nas patrulhas das picadas do Alto Sundi, do Luali, Belize e não só, quartéis, Serra do Moabi.

Segundo os relatos do Batalhão 4913/73, foi no dia 02 de Março/1974 em que actividade inimiga começa a fazer-se sentir de maneira assaz violenta, manifestando-se através de emboscadas, flagelações e ataques aos aquartelamentos, o que obrigou o Bat.Caç. 4913/73 a desencadear uma intensa actividade operacional, tendo havido no seio do Batalhão 4913/73 baixas consideráveis.

Batalhão Caçadores 4913                                                   

“Foi uma guerra que durou 14 anos, que mutilou e ceifou muitas vidas. Destruiu famílias, arruinou percursos de vida, provocou desilusões e revolta.

Ainda meninos, tivemos a desdita de nela participar e, em pouco tempo, ver partir muitos dos nossos camaradas e amigos. Em todos os locais por onde passámos, em Cabinda e no Norte de Angola, debatemo-nos com angústias, dramas e lutas pela sobrevivência que, à distância a que nos encontramos, já vamos tendo dificuldade em relembrar.Foram longos os tempos passados com saudades da família e da terra. Contávamos os dias para o regresso a casa, mas essa data nunca mais chegava. Nada se passava a não ser a constante preocupação com a defesa dos nossos pobres aquartelamentos e com as operações militares que éramos obrigados a realizar. Vivia-se numa permanente ansiedade provocada pelas saídas frequentes e pela eminência dos ataques às nossas patrulhas e quartéis. O cantar das metralhadoras, os mísseis, os morteiros, os RPG’s e as minas adivinhavam-se por todo o lado.Tudo isto ocorreu numa época de incertezas resultantes do período revolucionário em curso em Portugal. Essas incertezas e indefinições relativas ao processo de independência de Angola e aos diversos conflitos armados entre os movimentos de libertação, com que tivemos de lidar na fase final da nossa comissão de serviço, contribuíram para amplificar ainda mais os nossos receios e ansiedades.Regressados a nossas casas, deixámos de ser um batalhão do exército português para passar a ser um grupo de amigos que responde pela sigla do Batalhão 4913.”J. Vitorino Reis (Ex-Capitão Miliciano da 1ª Companhia) 


  • teste

Galeria

Informação Util:


Duração:  2 hora

Distancia:  +-  km


Custos: 1 500,00 akz (adulto),

Tipo de Viatura: Não aplicavel

Acessos:

Informações de Alojamento: Aqui 


Percurso Sugerido

Circuito
- Resort Maiombe
- ......
- .......
- Resort Maiombe
Informações Úteis
Para este roteiro recomendamos:
- Roupa leve e confortavel
- Calçado desportivo de preferencia
- Uso de chapeu
- Uso de Protectos solar
- Agua por participante

 

Organização:

Alojamento:

Hotels in Benguela

SUPPORT LINE - hoteisangola.com



  +244 931 510 510

O Live Chat Whatsapp is available from:
  • - Monday to Fridayfrom 09:00 a.m. to 08:00 p.m.
  • - Saturdaysfrom 9 a.m. to 6 p.m.
This Live Chat Service is designed to provide information on reservations and touristic points.
Suporte por Telefone

Suporte por Telefone


  +244 931 510 510

O Support line is available from:
  • - Monday to Fridayfrom 09:00 a.m. to 08:00 p.m.
  • - Saturdaysfrom 9 a.m. to 6 p.m.
This Support line is designed to provide information on reservations and touristic points.
Suporte por Email

Suporte por Email


       

Suporte por SKYPE



Newsletter - Promotions and highlights in your email

Un-subscribe

If you want to stop receiving newsletters write here the Removal Code shown in newsletter you reveived by us and click Un-subscribe.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/en/ajax
Please wait...
Invalid e-mail address