Resort Turístico de Miconje abandonado há dois anos

Pedro João
Pedro João

Cabinda - O maior centro turístico localizado na Comuna de Miconje-Belize, "Resort do Miconje, inaugurado em Novembro de 2011, está em situação de abandono desde 2018.

O Resort, tido como o maior centro turístico da região, possui seis (6) suites,  restaurante, piscina e quatro (4) bangalós (residenciais) contendo cada um deles um (1) quarto suite, uma sala de estar e uma casa de banho.


A infra-estrutura, propriedade do Governo da Província de Cabinda, foi construída no quadro das políticas de expansão do turismo em Cabinda, para aproveitar as belas paisagens do interior constituídas principalmente pela floresta do Maiombe.

Após a sua inauguração em 2011, o Resort de Miconje funcionou até 2017 sob gestão das autoridades administrativas da comuna de Miconje, município de Belize, que realizavam actos de recreação e manifestações culturais para manter a infra-estrutura funcional.

Localizado na comuna de Miconje, cerca de 240 quilómetros a norte de Cabinda, no município de Belize, numa área em que, durante a guerra de libertação nacional, foi o baluarte dos guerrilheiros do MPLA.

Em  2018, a gestão do  centro turistico passou para a esfera privada do empresário português, Vicente Leitão. Em Dezembro de 2019, Vicente Leitão, sem aviso prévio às autoridades da administração do Belize, abandonou o empreendimento deixando os seus oito (8) trabalhadores sem salários num período de oito meses.

Em entrevista à Angop, o administrador comunal de Miconje, Serafim Sema, mostrou-se indignado pelo actual estado de abandono do Resort, que custou milhões de kwanzas ao Estado.

Sem precisar o montante investido na construção do Resort, Serafim Sema considerou que a saída precipitada e sem comunicação prévia do empresário português, Vicente Leitão, deixa o imóvel sem cumprir o objecto social a que foi concebido.

"Lamentamos o facto de não tomarmos conhecimento da parte do empresário que gerenciou o empreendimento e de o ter deixado em estado de abandono e sem explicação”, disse.

Referiu ainda que, neste momento, existe a preocupação de se encontrar um novo agente económico do ramo hoteleiro e turístico de modo que o Resort possa retomar as suas actividades recebendo visitas provenientes da cidade de Cabinda e do resto do país e de outras nacionalidades estrangeiras que desejam visitar  a região.

"Lançamos já um apelo para quem deseja explorar o Resort, uma vez que a administração do município de Belize tem as portas abertas olhando para o insectivo do turismo aproveitando as infra-estruturas disponíveis e a floresta do Maiombe.”

Contactado pela Angop, o técnico da área de hotelaria e turismo da secretaria provincial da hotelaria em Cabinda, António Baza, disse, que a intenção do sector é de o governo da província através da administração do Belize encontrar mecanismos para um concurso publico a fim de rentabilizar o empreendimento.

Vários visitantes conheceram o local, tendo uns pernoitado no Resort, a exemplo  do ex-embaixador de Portugal em Angola, João Castelo da Silva, que visitou a província e se deslocou ao Maiombe, onde fez 24 horas no empreendimento.

O Resort de Miconje é um complexo moderno construído em madeira de espécie rara, localizando-se em pleno coração da  floresta do Maiombe, um dos recantos conhecidos como o segundo pulmão do mundo depois da Amazónia.

Para além do Resort de Miconje, Cabinda possui ainda como encantos turísticos, as praias brancas de Lândana, a foz do rio Chiloango, as Praias de Mandarin, a Igraja S.Tiago Maior de Lândana, a Floresta do Maiombe, as cascatas de Belize, as quedas da Hídrica de Miconje e o verde dos mangais nas margens e afluentes do rio Chiloango em Cacongo.

Fonte: Angop


MAIOMBE RESORT - Veja do espaço que se fala



  • teste



Newsletter - Promotions and highlights in your email

Un-subscribe

If you want to stop receiving newsletters write here the Removal Code shown in newsletter you reveived by us and click Un-subscribe.

https://www.hoteisangola.com/inner.php/en/ajax
Please wait...
Invalid e-mail address