1 Room, 2 Adults (Change)
Room,Rooms,Adult,Adults,Child,Children

Here you can find the best hotel offers.

Packs and organized circuits

Qual o significado das cores dos passaportes?

Qual o significado das cores dos passaportes?

Já alguma vez se questionou sobre o que significa da cor do seu passaporte?

Podíamos pensar que existem passaportes de todas as cores, mas a verdade é que existem basicamente apenas quatro cores: vermelho, verde, azul e negro. Embora cada cor tenha algumas características próprias, são quase sempre de tons escuros.

Vamos então ver de seguida qual é o significado das cores nos passaportes.

O que significa a cor dos passaportes?

Sempre tive curiosidade em saber porque os passaportes têm apenas quatro cores. Mas a resposta não é assim tão misteriosa. A realidade é que não existe uma razão determinante para que cada passaporte tenha uma determinada cor. Poder-se-ia dizer que as cores dos passaportes de cada país podem responder a motivos políticos, geográficos ou de identidade nacional.

Passaporte vermelho

O passaporte de cor vermelha é o mais comum em todo o mundo. Os países com um passaporte desta cor são os que têm ou tiveram um regime comunista, como por exemplo a Polónia, Rússia, China, etc.

Na América Latina, países como o Peru, Equador, Bolívia ou Colômbia também têm um passaporte de cor vermelha.

A cor vermelho grená é a que se utiliza em grande parte dos países da União Europeia como a França, Portugal ou Itália. A Turquia adoptou esta cor numa tentativa de entrar na União Europeia.

O passaporte de cor vermelha está também presente em alguns países não europeus como a Mongólia ou a Malásia.

Passaporte verde

O passaporte de cor verde é o tom mais tradicional nos países muçulmanos como a Arábia Saudita, Mauritânia, Paquistão ou Marrocos. Diz-se que era a cor favorito do profeta Maomé e que simboliza a vida e a natureza.

O México é o único país de latino-americano que tem passaporte de cor verde.

A cor verde também está presente nos passaportes dos países membros da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, como o Senegal, Costa do Marfim ou Nigéria.

Passaporte azul

Os passaportes em cor azul simbolizam o “Novo Mundo”. Este passaporte está presente em 15 países caribenhos (Cuba, Bahamas, Haiti, etc.), bem como nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Também existe uma razão económica para ter um passaporte azul. Na América do Sul alguns países adoptaram esta cor porque pertencem ao Mercosul, como por exemplo o Brasil, Argentina ou Paraguai.

A título de curiosidade refira-se que os passaportes dos Estados Unidos são azuis desde o ano de 1976.

Passaporte negro

O passaporte de cor negra é o menos comum de todos. Na Nova Zelândia é utilizado porque é a cor nacional desse país.

Também está presente em países africanos como o Burundi, Chade, Angola e Zâmbia.

O passaporte negro também se utiliza para identificar pessoal diplomático ou com imunidade diplomática dos Estados Unidos.

Curiosidades dos passaportes

Alguns países acrescentam aos seus passaportes alguma coisa diferente, como por exemplo o passaporte suíço, que tem uma cor vermelha viva e com uma cruz branca. O do Vaticano é de cor negra e destaca-se pelo estilo simples. O passaporte mais original é o finlandês, não pelo exterior, mas pelo seu interior. Em cada folha, na esquina, tem um alce pintado, e quando se passam as páginas rapidamente cria-se um efeito óptico do animal a correr.

Os desenhos interiores são feitos para evitar falsificações. O passaporte espanhol tem desenhos de migrações de animais. O passaporte nicaraguense tem 89 formas diferentes de segurança, o que o transforma num dos passaportes mais difíceis de falsificar no mundo.

Os carimbos fronteiriços mais bonitos são os da Arabia Saudita ou do Camboja. Em lugares especiais como o Machu Picchu (Peru) ou Ushuaia (Argentina) carimbam o passaporte com um selo não fronteiriço, o que não tem nenhum valor legal, mas são carimbos muito especiais a título de recordação de que se passou nesses lugares.

Quase todos os passaportes têm o mesmo tamanho de 125×88 mm.

O que acha sobre estas curiosidades acerca dos passaportes?

No site Passport Index pode ver as cores e os desenhos de todos os passaportes do mundo.

Publicado por: Maisturismo