1 Room, 2 Adults (Change)
Room,Rooms,Adult,Adults,Child,Children

Here you can find the best hotel offers.

Packs and organized circuits

Novo aeroporto em 2019

Novo aeroporto em 2019

As obras de construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda retomaram a um ritmo normal, depois do rompimento do contrato com a construtora chinesa China Internacional Found (CIF), por razões de natureza financeira, técnica e operacional, e selecção de uma nova empresa a conclusão do projecto até ao fim de 2019.

O Presidente da República, João Lourenço, visitou ontem a zona de construção do novo aeroporto internacional de Luanda, constatou o grau de execução das obras, reuniu com os ministros que o acompanharam e baixou algumas orientações.   
Em declarações à imprensa, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, disse que o Presidente João Lourenço deu orientações ligadas ao financiamento e a questões dos outros sectores que intervêm no projecto, para que a obra “emblemática, moderna, inovadora e de qualidade internacional”, seja concluída sem falhas e possa orgulhar todos os angolanos. 
Com a retomada normal das obras pela empresa VIK, também chinesa, Augusto Tomás prevê a sua conclusão para finais de 2019 e a entrada em funcionamento do aeroporto a partir de 2020, se não houver falhas no financiamento ou outros motivos de força maior.
O ministro informou que já foram gastos cerca de mil milhões de dólares com a obra e o seu nível de execução está em 57.5 por cento.  
O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares, garantiu que não haverá problemas de acesso ao futuro aeroporto. “As vias estruturantes estão executadas. É necessário concluir algumas secundárias, mas isto está equacionado e priorizado pelo sector”, assegurou, garantindo igualmente que há orçamento para a conclusão dos trabalhos até ao final do próximo ano.
Manuel Tavares deu a conhecer que o Presidente da República orientou os diferentes sectores a uma prestação de serviços de qualidade no novo aeroporto e maior segurança na zona habitacional. João Lourenço deu ainda outras orientações que as áreas ministeriais respectivas vão trabalhar para darem cumprimento. 

Água e energia eléctrica 


O abastecimento de água potável na zona do novo aeroporto vai ser feito a partir do Quilómetro 44 e da localidade de Calumbo, por via de duas condutas que vão começar a ser construídas nos próximos meses. O tempo de execução é de menos de um ano e coincide com o prazo de execução do aeroporto, segundo o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges. 
“Teremos já as infra-estruturas internas essenciais para o funcionamento do aeroporto”, garantiu João Baptista Borges, que também disse estarem concluídos os trabalhos de ligação da energia eléctrica de alta tensão, faltando apenas a conclusão das instalações de recepção da energia no interior do aeroporto.
O ministro manifestou preocupação com o roubo e destruição dos equipamentos eléctricos em várias zonas da cidade, como no Camama e na via expresso, que têm estado a contrariar os esforços que o Governo da Província de Luanda (GPL) e o sector da Energia têm empreendido para repor a iluminação pública.
“Precisamos do apoio da população para a denúncia destes actos”, pediu João Baptista Borges, dando a conhecer que está prevista a reposição da iluminação pública nos principais acessos à cidade, como na via Cabolombo -Viana, 1º de Maio - Viana, bem como em alguns arruamentos do centro da cidade.  
O objectivo, referiu, é contribuir para uma melhoria da segurança das pessoas e veículos e colaborar com o GPL, que tem competência na gestão da iluminação pública. 
Vários projectos integrados na obra do novo aeroporto de Luanda carecem de financiamento adicional. É o caso do projecto do viaduto da estrada de acesso, com conclusão prevista para o final de 2019; de  ampliação do terminal de carga, executado na ordem de três por cento; do edifício de catering, executado até ao momento em cinco por cento, dos hangares de manutenção 1 e 2, executados em 26 por cento; do edifício de acomodação da comunidade aérea e do hotel, que estão executados em 34  e 16 por cento, respectivamente. 

Projectos auxiliares contam com um financiamento adicional

A obra do novo aeroporto de Luanda inclui ainda projectos auxiliares como a de construção de casas de realojamento, que vai permitir a edificação de 50 habitações até ao fim deste ano e as restantes concluídas até final de 2018.  
As obras da estrada de acesso estão executadas em 54 por cento e o de fluxo de carga em 69 por cento. As de arborização estão avaliadas em 55 por cento, o da estação de abastecimento de água foi concluído na ordem dos 69 por cento e o do centro de salvamento e combate a incêndios em 81 por cento. O parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para mil viaturas, está executado em 78 por cento, as três estações de refrigeração em 40 por cento e a construção do terminal de carga em 23 por cento. As obras das pistas sul e norte estão concluídas em 66 e 53 por cento respectivamente e a placa central está totalmente construída. 
As obras de construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda, localizado no município do Icolo e Bengo, numa extensão de 1.324 hectares, tiveram início em 2007. Após a sua conclusão, prevista para finais de 2019, o aeroporto vai permitir a transportação de 10 milhões de passageiros em voos internacionais e cinco milhões nos domésticos, anualmente. Até agora, o número de trabalhadores na obra é de 1.660, dos quais 54 por cento são angolanos.

Artigo: Jornal de Angola