1 Room, 2 Adults (change)
Room,Rooms,Adult,Adults,Child,Children

Here you can find the best hotel offers.

Packs and organized circuits

Namibe com traços arquitectónicos e culturais para preservar

FOTO: EVARISTO JOAQUIM
FOTO: EVARISTO JOAQUIM

Moçâmedes- A província do Namibe possui um "enorme" mosaico arquitectónico antropológico e cultural que deve ser valorizado e conservado, afirmou, nesta sexta-feira, em Moçâmedes, o governador Carlos da Rocha Cruz.

A província do Namibe é detentora de um rico património cultural herdado dos povos que habitaram a região ao longo dos tempos, representado por pinturas e gravuras rupestres, muitas das quais agrupadas em estações arqueológicas, furnas e sítios históricos.

O Gabinete Provincial da Cultura controla oito monumentos históricos classificados, nomeadamente, a Fortaleza de Kapangombe, Fortaleza de S. Fernando, o Palácio do Governo, a Igreja de Santo Adrião, as Pinturas de Tchitunduhulu e as instalações das Alfandegas, entre outros.

Falando na abertura do primeiro forum sob o lema “valorização e conservação do património histórico do Namibe”, promovido pela Administração de Moçâmedes, o governador disse que este património e as suas construções típicas assentam numa ornamentação romancista própria da época do renascimento e do iluminismo.

Com a realização deste fórum, segundo o governante, o Namibe pretende, fundamentalmente, resgatar a consciência do citadino para a valorização e conservação do património histórico da província.“Tendo em conta a longevidade das peças e das fontes históricas, hoje muitas delas encontram-se em estado de degradação avançada, por isso agradecemos a iniciativa do projecto Namibe Histórico, que visa a criação de bases para uma estrutura de avaliação, catalogação e conservação do património da província do Namibe”, disse.

Carlos da Rocha Cruz orientou as administrações municipais para sensibilizarem os proprietários e utentes de edifícios históricos para que promovam acções de recuperação e protecção e criem condições urgentes de protecção e conservação.“Temos que, com a máxima urgência e por forma a contermos a acelerada destruição do património, através da fiscalização, divulgar as leis existentes para o efeito", reforçou.

A maior preocupação deve estar neste momento focada na degradação em que se encontra o património arquitectónico, o que acaba por contagiar e reflectir-se no comportamento dos moradores.

Por seu turno, o director Nacional dos Museus de Angola, Ziva Domingos, afirmou que a provincia do Namibe é uma das regiões do país com um rico património cultural que merece uma atenção especial para a sua salvaguarda  e valorização.

O Executivo angolano, adiantou, está a apostar no desenvolvimento sustentável, procurando trilhar novos caminhos e diversificar a económia, recorrendo a todos os recursos disponiveis no território nacional, entre os quais, o património cultural e natural.Durante o fórum foram abordados temas como "A legislação e visão mundial", o"Namibe tem História, oportunidades e intervenção responsável", "O estado do património", "Património como destino turístico" e "Intervir no património com responsabilidade", entre outros.

Fonte: Angop