Luanda - Angola continua com quatro casos positivos de infectados com coronavírus, anunciou na tarde desta sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
Em conferência de imprensa para habitual actualização da situação epidemiológica do COVID-19, Franco Mufinda tranquilizou que o quadro clínico dos quatro pacientes continua estável. Informou ainda que a quarentena institucional conheceu um aumento para 535 viajantes, enquanto na vertente do isolamento, duas das 12 pessoas em vigilância, foram dispensadas por não apresentarem sinais e sintomas da doença.
O responsável afirmou que as autoridades recolheram amostras de 281 pessoas, 100 das quais aguardam pelos resultados a serem anunciados proximamente. Em termo de quarentena domiciliar, o Ministério da Saúde controla 34 pessoas na província da Huila, Namibe (12), Uíge (4 domiciliar e 10 institucional) e Cunene (03).
Os primeiros dois casos positivos do Covid-19 em Angola foram anunciados pelas autoridades no dia 21 do corrente mês, o terceiro a 23 e quatro a 26 do mesmo mês, envolvendo cidadãos angolanos provenientes de Portugal.
No mundo, mais de 400 mil pessoas estão infectadas com essa pandemia, que já provocou mais de 20 mil mortes, com a Itália a liderar o número de óbitos, seguida da China e Espanha.
Fonte: Angop