Ao falar na abertura da Bolsa de Turismo da Huíla, referiu que o número superou as expectativas, atendendo ao facto do sector registar um crescimento contínuo e sustentável, com a previsão de atingir, até final do ano, os dois milhões de turistas.
Afirmou que o sector pode contribuir com 10% dos empregos a nível mundial, torna-se a maior fonte de empregabilidade e com este potencial intrínseco o turismo enquadra-se na perspectiva do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, com a promoção do crescimento económico.
Referiu que a posição de Angola (134º), no universo de 140 países, não deve desanimar, mas deve constituir uma oportunidade para criar condições para atrair investimentos e mais turistas.
Ressaltou a Bolsa de Turismo na Huíla vai proporcionar as melhores experiências para que cada visitante que procura o território angolano a possiblidade de frequentar praias e apreciar paisagens, observar animais selvagens e pássaros ou ainda a prática de desportos radicais, no turismo de aventura.Realçou que o turismo ainda não contribui para as receitas desejadas, mas têm desafios para vencer para ter um mercado de turistas mais incisivo e rentável.
Enalteceu a província da Huíla por ser uma activa, na produção de eventos que promovam o turismo, assim como agregou o Namibe, Cunene e Cuando Cubango, para formar a região sul do turismo e tem mostrado o seu potencial.HOTOUR define seis roteiros turísticos para Huíla
A Associação de Promotores e Operadores de Turismo (HOTOUR) da Huíla elegeu seis roteiros turísticos para o “Invest Huíla”, com realce para as rotas dos Fundadores, da Cascata e da Serra da Leba.
Nos roteiros tem ainda o Ludovice, a Fenda do Bimbe e as Missões, itinerários que englobam no total 32 locais turísticos, entre sítios históricos, paisagens naturais e arquitectónicas.De acordo com o presidente da HOTOUR, João Lopes, que falava à Angop, à margem da Bolsa do Turismo da Huíla, enquadrada no Invest Huíla, os roteiros vão permitir a inclusão das comunidades no processo, que vão estar envolvidas directamente nas rotas para poder informar a história de determinados locais considerados turísticos.
Destacou o Centro histórico da cidade do Lubango, o Complexo da Senhora do Monte, a Cascata da Tundavala, a Serra da Leba, Barragem das Neves, a Quihita e o Tchivinguiro, como parte das rotas que sobresaiem na província da Huíla.
A HOTOUR foi criada em 2017, mais ainda está numa fase de organização
Fonte: Angop