Dundo - Os fazedores de artes na Lunda Norte contam, a partir desta sexta-feira, com uma praça da cultura para a comercialização dos seus produtos, com capacidade para acolher mais de 500 pessoas.
Localizada no distrito urbano do Dundo, município de Chitato, defronte ao Museu Regional, a praça ocupa uma área de dois mil e 800 metros quadrados e tem no centro a estatueta do Samanhonga (pensador), símbolo da cultura lunda tchokwe, com dois metros de altura.
O espaço, inaugurado pelo governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, servirá para a exposição de peças de artes, livros, entre outras actividades.
Foi construído no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
O encenador Helder Chissaluquia disse que a praça constitui um ganho para a província, porque vai contribuir na divulgação e promoção do trabalho cultural desenvolvido pelos artistas locais.
Indicou que, com esta praça, vários grupos de teatro têm a possibilidade de se apresentar publicamente, poupando recursos para o aluguer de salas de eventos.
Já o poeta Elísio Allan Mateus qualifica a praça como um espaço de interação cultural, que servirá não só para a comercialização dos produtos mas também para a troca de experiência entre os artistas locais.
O artista plástico Alex Saba disse que a província dá um passo importante na politica de incentivo e promoção da cultura local, augurando que a iniciativa se estenda para outros municípios.