Em declarações à imprensa à margem das actividades da X edição da Feira do Artesanato do Dondo, aberta sexta-feira, João Constantino sublinhou que os monumentos históricos e culturais da região necessitam de obras de restauração urgente, dado o estado acentuado de degradação.
Explicou que o introduziu no plano de desenvolvimento programas de reabilitação de vários monumentos e sítios da região, mas a falta de recursos financeiros está a impedir a materialização dos projectos.
“Bem queríamos pegar no Centro Histórico do Dondo e reabilitar, mas a sua conservação e preservação, na prática, são tarefas difíceis e, principalmente, bastante onerosas. Obriga a uma grande conjugação de esforços para mobilizar recursos e estabelecer prioridades”, afirmou.
Sobre a necessidade da inscrição no Orçamento Geral do Estado (OGE) de projectos de reabilitação de monumentos históricos de Cambambe, referiu que não se trata só de inscrever, mas é preciso que haja disponibilidade efectiva de recursos.
Revelou que alguns monumentos locais, com realce para a Casa dos Bentes, no Dondo, e a Fabrica de Fundição de Ferro de Novo Oeiras, na comuna de Massangano, já foram alvos de inscrição no OGE em anos anteriores, mas a escassez de recursos financeiros tem inviabilizado a materialização desses projectos.
Acrescentou que, apesar disso, um esforço tem sido feito para a conservação do património cultural da região, tendo citado a recente restauração da Fortaleza de Cambambe, em 2015, numa acção entre o Ministério da Cultura e a construtora brasileira Obdebrecht.
O município de Cambambe possui oito monumentos reconhecidos pelo Comité Internacional dos Monumentos e Sítios.
A degradação destes monumentos e sítios tem sido a grande preocupação das autoridades locais, sendo os mais conhecidos as Fortalezas de Massangano e Cambambe, a Câmara Municipal, bem como as igrejas da Nossa Senhora do Rosário e das Vitórias, erguidas no século XVI.
Entre os monumentos existentes no município de Cambambe constam ainda as ruínas do Tribunal de Reclusão situado em Massangano, o Cruzeiro, a Praça dos Escravos.
Todos estes locais enfrentam o drama da destruição provocada, por um lado, pela acção do tempo e de efeitos naturais e, por outro, pelos interesses particulares do próprio homem, cuja acção atenta contra a sua integridade arquitectónica e histórica.
A parte histórica da cidade do Dondo, sede do município de Cambambe, foi classificada como património histórico nacional, em 29 de Maio de 2013, pelo Ministério da Cultura.
Fonte: Angop